Dilma elogia preparação para Copa: "arrumação na casa é para nós"

14 jun 2013 - 17h07
(atualizado às 18h28)
<p>Segundo Dilma, população vai aproveitar obras para o Mundial de 2014</p>
Segundo Dilma, população vai aproveitar obras para o Mundial de 2014
Foto: Reuters

A presidente Dilma Rousseff esteve nesta sexta-feira no Rio de Janeiro para o lançamento de obras de reurbanização em três complexos de favelas da cidade e também para a assinatura do contrato da prefeitura com o consórcio que vai construir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro. As duas iniciativas terão recursos do governo federal. Durante a cerimônia do VLT, a presidente recorreu a uma analogia para defender os investimentos feitos pelo governo para a Copa e Olimpíada:

"Os grandes eventos são como quando você vai fazer uma festa na sua casa. Você vai varrer o chão, trocar a cortina, dar uma pintadinha na parede, trocar alguma coisa que está feia por outra bonita. E nós estamos fazendo uma boa festa. Mas a arrumação da casa é para nós, para a população que vai usar desses benefícios."

Publicidade
Manifestações atingem centro de ingressos da FIFA no Rio
Video Player

O governo federal vai repassar R$ 532 milhões à prefeitura do Rio para a construção do VLT. Os outros R$ 632 milhões virão de recursos do consórcio VLT Carioca, que terá o direito de exploração do transporte por 25 anos. O VLT não está no caderno de encargos para a Olimpíada de 2016, mas a prefeitura espera que todas as linhas estejam operando no primeiro semestre de 2016, a tempo de atender a Vila de Mídia, que ficará na Zona Portuária. O VLT terá 28 km de extensão e vai atender a toda a região central da cidade e será integrado com outros meios de transporte, como barcas, aeroporto e Central do Brasil. Serão seis linhas e 42 paradas.

"Nós merecemos o melhor possível. O Rio é uma cidade olímpica. Todas as cidades que receberam as Olimpíadas tiveram uma herança de qualidade para a população. Nós temos que garantir esta herança de qualidade", completou Dilma Rousseff.

A prefeitura estima que quando estiver funcionando plenamente, o VLT vai atender a mais de 258 mil passageiros por dia e reduzir em 70% a circulação de ônibus e carros no Centro da cidade. A obra deve comçar no final de julho. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador do Estado, Sérgio Cabral, também participaram da cerimônia.

Publicidade

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações