Dilma: 'se aeroporto virou rodoviária, não tem mal nisso'

Ao inaugurar as obras de ampliação do terminal 2 do aeroporto do Galeão, além do corredor BRT Transcarioca, ambos no Rio, presidente diz que hoje o brasileiro tem condição de viajar mais e com qualidade

1 jun 2014 - 12h21
(atualizado em 11/6/2014 às 19h27)
A presidente Dilma Rousseff inaugurou na manhã deste domingo, no Rio de Janeiro, o Terminal 2 do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Galeão, na Ilha do Governador
A presidente Dilma Rousseff inaugurou na manhã deste domingo, no Rio de Janeiro, o Terminal 2 do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Galeão, na Ilha do Governador
Foto: Divulgação

A presidente da República, Dilma Rousseff, participou na manhã deste domingo da inauguração de duas importantes obras de mobilidade no Rio de Janeiro: o corredor BRT Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca ao Galeão, onde ela também conheceu a ampliação do terminal 2 do aeroporto internacional. Diante disso, em seu discurso, Dilma levantou uma polêmica da internet para saudar o que considera um crescimento econômico e de serviços por parte do povo brasileiro.

"Tem aquela história de que agora aeroporto virou rodoviária", afirmou a presidente. "Pois nós transformamos o aeroporto numa grande rodoviária, não tem mal nenhum nisso. Mas com aeroporto de qualidade e o povo brasileiro merece isso", completou ainda ao afirmar com orgulho que "todo mundo falava que aeroporto é transporte de elite. Era, nós passamos de 33 milhões para 113 milhões ao ano. Hoje todo mundo pode voar".

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Na cerimônia ocorrida na estação de Madureira do BRT Transcarioca, ao lado do também do prefeito Eduardo Paes e do governador Luiz Fernando Pezão, além do agora pré-candidato ao Senado pelo PMDB, Sérgio Cabral, Dilma Rousseff não poupou elogios ao sistema de transporte que ligará dois pontos distantes do Rio e que será utilizado já para os turistas que visitarão a capital fluminense na Copa.

"Se (os turistas da Copa do Mundo) quiserem conhecer o Rio e a qualidade do transporte público, a Transcarioca vai nos orgulhar. Isso é um orgulho para o nosso país. Temos o compromisso de mostrar que é possível fazer transporte público de massa", afirmou a presidente diante de um mais do que sorridente Eduardo Paes. Ela viajou com seus aliados pelo trecho entre o Galeão e Madureira. 

Por fim, a presidente, que ainda respondeu a algumas dezenas de manifestantes próximos ao local da cerimônia protestando contra o Mundial da Fifa, neste domingo, ao explicar que "diziam que a Copa do mundo não tinha legado nenhum. Todos os legados são do povo brasileiro. Nós não estamos fazendo aeroportos para a Copa, estamos fazendo para todos os brasileiros, que por um acaso vai ser usado na Copa do Mundo. O BRT temos o compromisso de fazê-la para todos os cariocas. Vamos pensar um pouco".

Após inaugurar a obra do BRT, Dilma seguiu para Manguinhos, também no subúrbio do Rio, a fim entregar 546 casas populares construídas com recursos federais. A presidente retorna para Brasília às 18h.

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Na parte da tarde ela não terá agenda oficial na capital fluminense - período em que deve se reunir com lideranças do PMDB e do próprio PT nas tratativas tendo em vista as eleições nacionais - a corrida eleitoral começa logo após a Copa do Mundo. Ou então, se vai se encontrar com os jogadores da Seleção Brasileira na Granja Comary.

Transcarioca

Num primeiro momento, o sistema do BRT Transcarioca funcionará das 10h às 15h, para que seja testado, entre a estação Tanque e o terminal Alvorada, na Barra. No futuro, a operação do trecho, vital para o deslocamento de passageiros e turistas, já para esta Copa do Mundo e, principalmente, para os Jogos Rio 2016, poderá ser estendido para 24 horas. A previsão é de que 320 mil passageiros sejam atendidos ao longo de 47 estações e 27 bairros.

A partir do dia 4 de junho, o BRT Transcarioca vai operar das 5h às 23h (Galeão-Alvorada), no esquema semidireto, ou seja, com uma parada na estação Vicente Carvalho, onde o usuário poderá migrar para a linha 2 do Metrô Rio.

Primeiro corredor expresso da capital fluminense no sentido transversal, ao custo de R$ 1,9 bilhão, ele reduzirá o tempo gasto entre a Barra e o aeroporto internacional em cerca de 60% - de acordo com a secretaria municipal de Transportes.

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Com o serviço em prática e sendo corrigido aos poucos, em seu pleno funcionamento, poderá servir de baldeação ainda nos bairros de Madureira e Olaria (trens da Supervia), além de outros corredores do BRT, como a Transoeste (terminal Alvorada), com o futuro corredor da Transolímpica (Deodoro), e Transbrasil (terminal Fundão).

A ideia da Prefeitura, além de melhorar o tráfego de veículos nas regiões citadas, é reduzir a frota de ônibus em cerca de 500 coletivos, como citado pelo prefeito na manhã desta quinta-feira. Toda a operação do novo Transcarioca será monitorada pelo Centro de Controle Operacional – no seu ápice, ele terá 147 veículos. 

Fonte: Terra
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