Manifestantes fazem protesto com bocas amordaçadas no RJ

29 jun 2014 - 18h15
(atualizado às 20h32)
<p>O protesto era por mais educação e contra violência policial</p>
O protesto era por mais educação e contra violência policial
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Cerca de 30 pessoas fizeram uma manifestação silenciosa, com adesivos e lenços cobrindo a boca, em frente à arena Fifa Fan Fest de Copacabana, no Rio de Janeiro, na tarde deste domingo. Elas protestaram por mais educação e menos violência policial, principalmente contra pobres e negros.

Publicidade

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Segundo um dos manifestantes, o objetivo das mordaças era protestar contra um jornal do Rio que divulgou que houve quebra-quebra em uma manifestação ocorrida na Tijuca, zona norte, neste sábado. De acordo com ele, os participantes do ato de sábado não cometeram vandalismo, como a imprensa disse.

Neste domingo, os manifestantes caminharam do posto 6 ao posto 2, pela Avenida Atlântica, carregando cartazes com dizeres como "Sangue nos estádios", "Pelo direito à livre manifestação" e "Manifestar não é crime". Em uma bandeira do Brasil, eles picharam a frase "Seu conforto é meu silêncio".

"Fifa go home": bocas amordaçadas marcam protestos no RJ
Video Player

Os manifestantes deitaram na Avenida Atlântica e gritaram nomes de pessoas vítimas de violência, interrompendo momentaneamente o silêncio do ato. O comerciante Pablo Rodrigues fez um pronunciamento durante o protesto e disse que, após um ato ocorrido em Copacabana, na segunda-feira, foi agredido por um policial com socos na barriga na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e dentro de um carro da PM.

Publicidade

Ele disse ter sido injustamente autuado por desacato à autoridade depois que discutiu com um policial que teria tentado rasgar um cartaz que ele segurava na manifestação de segunda. O protesto deste domingo foi pacífico.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se