A ONU apresentou nesta quinta-feira em Salvador a campanha de seu Programa Conjunto para a aids (Unaids) que desenvolverá durante a Copa do Mundo de 2014 a fim de prevenir o contágio da doença.
Sob o título de "Proteja o Gol", as Nações Unidas pretendem utilizar o poder de mobilização do futebol para melhorar a conscientização sobre a aids e dar continuidade à campanha que já desenvolveu durante a Copa da África do Sul em 2010, segundo informou em comunicado.
Durante o ato de apresentação, no qual participaram os netos de Nelson Mandela, Ndaba e Kweku, os promotores da campanha lembraram que 4,6 milhões de jovens entre 15 e 24 anos tem aids, muitos deles sem saber que estão infectados.
Para mostrar essa vinculação, além dos nexos históricos entre o continente africano e o Brasil, o slogan da campanha será "De Soweto a Salvador".
No contexto da campanha, o Ministério da Saúde oferecerá testes gratuitos e rápidos de diagnóstico de aids em unidades sanitárias móveis que estarão disponíveis nas 12 cidades que serão sede do Mundial.
Estas unidades terão o objetivo de funcionar como centros de encontro de diversos grupos que trabalham na prevenção da doença.
Além disso, com o objetivo de se aproximar dos jovens das comunidades em uma situação mais vulnerável, serão distribuídos cerca de dois milhões de preservativos nos eventos que a Fifa promover no Brasil durante a Copa.