Os comandados de Fabio Capello reiniciaram a rotina de treinos na manhã desta quinta-feira, no complexo esportivo do Estádio Novelli Jr., em Itu (SP), após o empate diante da Coreia do Sul, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), nesta terça-feira. O treinador italiano fez questão de não poupar ninguém, levando a campo todos os atletas do elenco.
Apesar de o empate ter contrariado as expectativas da comissão técnica, Fabio Capello fez questão de valorizar a atuação russa, destacando principalmente a última meia hora de jogo na etapa final, quando os russos se lançaram ao ataque, conseguiram o empate e ainda criaram chances de virar o placar.
Sobre a estreia no Mundial, o meio-campista Oleg Shatov comentou o desempenho da equipe russa dentro de campo e disse que a ansiedade atrapalhou. "Acho que houve um nervosismo, uma certa excitação, que ninguém escondeu, pela estreia ser sempre mais empolgante. Mas o treinador pediu para nos concentrarmos em nosso futuro na competição, levando em conta os últimos momentos do jogo contra a Coreia do Sul".
Após a primeira rodada, o Grupo H permanece equilibrado. Os belgas lideram com três pontos, após a vitória de virada sobre a Argélia. Rússia e Coreia do Sul somaram apenas um ponto e dividem a segunda posição. A próxima rodada será crucial para definir as equipes que chegarão ao último jogo com chances de classificação para as fases eliminatórias do Mundial.
Os russos ainda terão dois dias para intensificar os trabalhos antes de embarcarem para o Rio de Janeiro, na manhã de sábado, e se concentrarem para o duelo contra a Bélgica, no domingo, às 13 horas (de Brasília), no Estádio do Maracanã.