A prefeitura de Salvador anunciou que a cidade não terá mais um carnaval fora de época durante a Copa do Mundo. Com isso, o único evento oficial ligado ao Mundial será a Fan Fest da Fifa, que acontecerá no Farol da Barra.
O Carnaval da Copa, que aconteceria em duas datas entre os jogos Espanha x Holanda, no dia 13, e Alemanha x Portugal, no dia 16, foi cancelado por falta de patrocinadores dispostos a arcar com os custos do evento. Segundo Guilherme Bellintani, secretário de desenvolvimento, turismo e cultura da cidade, as empresas que já patrocinam a Copa do Mundo não quiseram ter custos além dos que já se comprometeram ao realizar a Fan Fest da Fifa.
Ainda de acordo com o gestor da pasta, outras empresas tinham interesse em bancar o evento, mas temeram a possibilidade de haver disputas judiciais pela associação às expressões "Copa 2014", "Copa do Mundo 2014" e "Salvador 2014", todas patenteadas pela Fifa. A opção de um modelo privado de Carnaval, com vendas de abadás, chegou a ser proposto por donos de blocos da cidade, mas a prefeitura vetou a ideia.
"Tínhamos algumas empresas, sobretudo cervejarias, que estavam loucas para investir neste Carnaval. Mas recuaram com medo de uma disputa judicial com a Fifa. A proposta de fazer um Carnaval com cordas para nós representa um separatismo absoluto. Seria apoiar um modelo de megatrios que entendemos que está em declínio", afirmou o secretário.
Fan Fest
Além do cancelamento do Carnaval da Copa, a prefeitura anunciou as atrações da Fan Fest, que acontecerá no Largo do Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da capital baiana. A Fan Fest acontecerá em dias de jogos da Seleção Brasileira e partidas disputadas em Salvador, além das duas semifinais e na final da Copa do Mundo. A entrada é franca.
O modelo da Fan Fest soteropolitana será baseado no Furdunço, projeto de Carnaval com trios menores e atrações de rua, que foi elogiado no Carnaval deste ano. Além disso, será instalado um palco com um telão para exibição dos jogos.
A Fan Fest terá como atrações blocos tradicionais de Salvador, como Olodum, Ilê Aiyê, Comanches do Pelô, Apaches do Tororó, Muzenza, Malê de Balê, Quabales e Didá. Também foram anunciados como atrações Carlinhos Brown, Alexandre Leão, Amanda Santiago, Ju Moraes, Bailinho de Quinta, Adão Negro, Carlos Pita, Alavontê. Palhaços do Rio Vermelho, Alex da Costa e o Coreto Elétrico, Fred Dantas, Paroano Sai Milhó, Microtrio, Fred Menendez no Richô Elétrico, Orquestra Fubá, Bereguedê Transeunte e Bonecões em Folia.
"Temos a premissa de que haverá baixos investimentos, e por isso vamos aproveitar para fazer as atividades que têm mais a cara da cidade. O conceito da nossa festa será a do Furdunço, com fanfarras e manifestações culturais no chão, junto do público", disse Guilherme Bellintani.
A abertura da Fan Fest, no dia 12, será feita pela cantora Ju Moraes. No dia 13, quando acontece em Salvador o embate entre Espanha e Holanda, a atração será o Alavontê. O resto da programação será divulgado até quarta-feira.
O evento terá inicio sempre uma hora antes de os times entrarem em campo, com encerramento uma hora depois. Haverá também apresentações durante os intervalos das partidas. Segundo a prefeitura, o trânsito será interrompido na região do Farol da Barra com três horas de antecedência. A vendas de alimentos e bebidas será realizada pelos patrocinadores da Copa do Mundo. Os custos do evento, de cerca de R$ 6 milhões, serão totalmente arcados pelos patrocinadores da competição.