SP: haitianos ajudam a construir estádio em Itu para a Copa

13 mai 2014 - 19h22
(atualizado às 19h24)

Um grupo formado por 20 operários do Haiti trabalha nas obras do Estádio Novelli Júnior, em Itu, no interior paulista. O local será usado pela seleção da Rússia como centro de treinamento durante a Copa do Mundo.

Um dos operários haitianos na obra é Diefait Salvarj, 36 anos, que já trabalhava como pedreiro em Porto Príncipe, capital do Haiti. Ele perdeu a casa no terremoto que atingiu o país em 2010, e chegou ao Brasil há três meses. "Estou buscando uma vida melhor, porque não tem trabalho lá", conta o operário, que pretende trazer os parentes para o Brasil.

Publicidade

Salvarj e seus compatriotas são acompanhados de perto por outro estrangeiro: Mamodou Diallo. Formado em engenharia, na Guiné Equatorial, ele ainda não conseguiu validar o diploma no Brasil e atua como mestre de obras. O idioma facilita a comunicação entre ele e os haitianos. "Eles falam creole francês, mas se você falar francês eles entendem", explica.

O Ministério do Esporte investiu R$ 2,5 milhões na reforma do complexo esportivo, que será utilizado pelo Ituano, clube da cidade e atual campeão paulista, após a Copa do Mundo.

Além da Rússia, a seleção do Japão vai treinar em Itu na Copa do Mundo. Os japoneses ficarão no Spa Sports, centro de treinamento que já foi usado por clubes como o Corinthians e o Flamengo. A opção pela cidade empolgou os imigrantes japoneses que vivem na cidade.

Publicidade

Uma festa típica será realizada no dia 14 de junho, data da estreia dos japoneses no Mundial. "Este é um ano especial. Vamos preparar bastante comida típica japonesa e atrações na parte cultural, como dança, karaokê, shows", conta Kazuyuki Ozaki, membro da Associação Cultural Esportiva Nikkey de Itu.

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se