vc repórter: ação distribui camisinhas nas cidades da Copa

Com apoio de equipe de drag queens, a iniciativa foi lançada no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, e tem duração prevista até o dia 13 de julho, data da final da Copa do Mundo

17 jun 2014 - 11h23
(atualizado às 11h36)

Uma campanha desenvolvida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em parceria com o Ministério da Saúde, está distribuindo preservativos e material informativo nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Lançada na última sexta-feira, a iniciativa “Proteja o Gol” tem o objetivo de conscientizar a população do mundo todo a respeito do vírus. As ações são realizadas em todos os dias de jogos do Brasil e, com esperança de que a Seleção chegue até a final do torneio, a organização diz esperar que durem até o dia 13 de julho, data da decisão do Mundial.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Publicidade

Coordenador do projeto no Rio de Janeiro, Márcio Vilar pertence ao Grupo Pela Vidda, formado por pessoas com HIV e Aids, além de amigos e familiares. Márcio afirmou que, na capital fluminense, o lançamento foi no Largo da Carioca, no centro da cidade. A ação aconteceu com aparato de som e teve apoio de uma equipe de drag queens para chamar a atenção do público. “A procura por camisinhas é sempre muito grande, porque as pessoas participam bastante”, relatou o organizador. 

Márcio Vilar informou que todas as ações são realizadas por voluntários. O apoio para a participação dos mesmo tem sido garantida pela Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil), que arca com os custos de alimentação e deslocamento. O processo de recrutamento de candidatos foi realizado por meio do site da Unaids, mas, no Rio, a maioria pertence ao Grupo Pela Vidda.

Segundo a Unaids, estão previstas as seguintes atividades ao longo da campanha: distribuição de cerca de 2 milhões de preservativos nas 12 cidades-sede da Copa; disponibilização de testes voluntários de HIV - disponibilizados pelo Ministério da Saúde - em cada uma das fan fests; cooperação com parceiros para a divulgação de mensagens de prevenção do HIV voltadas aos jovens; engajamento de estrelas do futebol e de celebridades na promoção da iniciativa; promoções, brincadeiras e torneios de futebol de rua e elo com atividades que acontecerão no âmbito da campanha em outros países do mundo durante a Copa.

Voluntários distribuem preservativos no Largo da Carioca, no centro do Rio
Voluntários distribuem preservativos no Largo da Carioca, no centro do Rio
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Nesta terça-feira, dia de jogo entre Brasil e México, a equipe do Rio de Janeiro vai contar com 80 voluntários para distribuir 100 mil preservativos na fan fest da Fifa em Copacabana. Márcio disse que a expectativa é de que a campanha tenha um espaço no palco para divulgar a iniciativa para os torcedores. O organizador afirmou que cerca de 30 mil pessoas são esperadas no local. A entrega de camisinhas acontecerá na fila de triagem, mas o coordenador garantiu que o público que não conseguir entrar não vai deixar de receber o material.

Publicidade

O leitor José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações