Renato Augusto corre contra o tempo. As dores no joelho esquerdo, consequência de uma inflamação, melhoraram, mas não o suficiente para que voltasse a treinar. Nesta quarta-feira (6), completará uma semana sem contato com a bola.
A demora na recuperação, apesar do tratamento intensivo, preocupa bastante a comissão técnica da seleção brasileira. Por enquanto, a hipótese de corte está descartada. Mas, com a aproximação do início da Copa do Mundo, se a recuperação não avançar o quadro poderá mudar.
O meio-campista tem sido submetido a até três sessões diárias de fisioterapia. Às vezes, até a noite com o auxílio do fisioterapeuta Bruno Mazzioti, que conhece desde que trabalharam juntos no Corinthians. Eles nem foram a Liverpool no fim de semana passada, onde a seleção venceu a Croácia em amistoso por 2 a 0, no retorno de Neymar. Ficaram trancados no CT do Tottenham em sessões intensivas. Ainda assim, o ritmo de recuperação de Renato Augusto é lento.
1 de 8
Gabriel Jesus é o maior artilheiro do Brasil na Era Tite: em 16 jogos, o atacante do Manchester City marcou nove gols. O jogador começou em alta sua passagem na Seleção Brasileira, marcando no seu primeiro jogo, contra o Equador, pelas Eliminatórias. Pelo clube, Gabriel Jesus sofreu com uma lesão no joelho, que o deixou fora dos gramados por meses. Mesmo perdendo espaço no time de Guardiola, o atacante seguiu como homem de confiança de Tite, titular inquestionável do ataque brasileiro.
Foto: Divulgação / Instagram
2 de 8
O gol de Neymar contra a Croácia, neste domingo, deixou o jogador do PSG na vice-artilharia da Era Tite, com 8 gols marcados. Neymar sempre esteve em alta na Seleção Brasileira, principalmente sob o comando de Tite, que tirou do camisa 10 a pressão que sofria desde a Copa de 2014. Nesta temporada, um susto: em jogo pelo PSG, Neymar quebrou o metatarso do pé direito, foi submetido à cirurgia, e só voltou a jogar duas semanas antes do Mundial da Rússia.
Foto: OLI SCARFF / AFP
3 de 8
O volante Paulinho é o terceiro artilheiro da Seleção sob o comando de Tite, com 7 gols marcados (três deles em uma só partida, contra o Uruguai). Elemento surpresa no ataque do Brasil, o jogador do Barcelona reencontrou seu bom futebol na Seleção Brasileira, chamando a atenção do futebol europeu: na última temporada, após jogar dois anos na China, Paulinho voltou a atuar num grande clube ao assinar pelo Barcelona.
Foto: Pedro Martins / MoWA Press
4 de 8
Philippe Coutinho é o quarto artilheiro da Seleção Brasileira na Era Tite, com 5 gols marcados em 16 aparições. A última temporada também foi agitada para o meia brasileiro: Coutinho começou a temporada jogando pelo Liverpool, mas negociando com o Barcelona. O negócio não vingou e as conversas foram retomadas na janela de inverno: por R$ 633 milhões, Coutinho trocou os Reds pelo Barça, e reencontrou o bom futebol ao lado de Messi e cia.
Foto: Mauro Horita / MoWA Press
5 de 8
O zagueiro Miranda, da Inter de Milão, é o defensor-artilheiro da Seleção Brasileira sob o comando de Tite, com dois gols marcados. O jogador da Internazionale é um dos homens de confiança do treinador, e sua posição de titular na zaga da Seleção é inquestionável. A nível de clube, Miranda foi um dos destaques da campanha da Inter que levou o time italiano de volta à Liga dos Campeões.
Foto: Pedro Martins / MoWA Press
6 de 8
O lateral Marcelo é mais um defensor que aparece na lista de artilheiros da Seleção. Desde que Tite assumiu o comando do time, o jogador do Real Madrid marcou dois gols, um em amistoso com o Japão e outro contra o Paraguai, nas Eliminatórias. A temporada de Marcelo não poderia ser melhor: no fim de maio, o lateral conquistou
Foto: Divulgação / Instagram
7 de 8
O meia Willian está entre os jogadores que mais atuaram sob o comando de Tite e soma dois gols no período. Incontestável na Seleção Brasileira, o meia do Chelsea fez boa temporada com os Blues, destaque do time apesar do ano sem títulos.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
8 de 8
Mesmo fora da lista dos 23 convocados para o Mundial da Rússia, o atacante Diego Souza deixou sua marca na Seleção Brasileira. O jogador do São Paulo marcou duas vezes, em amistosos contra Argentina e Colômbia. Na última temporada, Diego Souza teve passagem polêmica pelo Sport, e deixou o clube brigado com a torcida. No Tricolor Paulista, é o artilheiro do time neste Brasileirão.
Foto: SAEED KHAN / AFP
Na terça-feira, quando os jogadores voltaram aos treinamentos, Renato Augusto chegou a ir ao campo. Mas só para ouvir a preleção de Tite. Quando o treino teve início, ele retornou para a fisioterapia. Segundo informações da CBF, ele consegue fazer determinados exercícios. Mas não pode forçar.
Brasil bate a Croácia por 2 a 0 em amistoso pré-Copa