Em comunicado emitido no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no fim da tarde desta quarta-feira, o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, convocou uma Assembleia Extraordinária para a manhã do próximo dia 11 (quinta-feira), na sede localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
A convocação geral vem após o escândalo de corrupção que explodiu na Fifa desde a semana passada. No caso, a CBF está envolvida diretamente: o ex-preisdente da entidade, José Maria Marin, é um dos sete membros da organização internacional presos na Suíça por corrupção.
Atual presidente da CBF, Marco Polo del Nero assumiu o posto em abril, em substituição a Marin. O dirigente é muito próximo do brasileiro detido na Suíça - inclusive, foi vice-presidente na administração que, segundo a Justiça americana, foi envolta por corrupção.
No edital da assembleia, há a informação de que Del Nero apresentará algo às federações filiadas. Um dos artigos mencionados no documento refere-se a uma reforma parcial do estatuto da entidade.
O comunicado também vem após a instauração da CPI contra a CBF no senado brasileiro, pedida por Romário. O escândalo de corrupção na Fifa já vitimou até Joseph Blatter, presidente da entidade, que renunciou ao cargo na última terça e convocou novas eleições.
Confira a convocação na íntegra:
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao disposto nos parágrafos 1º, 3º itens V e VI, 8º, 11, 12 do art. 22, inciso II do art. 40 e inciso XVI do art. 41 do Estatuto, convoca as Federações filiadas para a Assembléia Geral Extraordinária, de natureza administrativa, que se realizará no dia 11 de junho de 2015, em primeira convocação, às 9 horas e 30 minutos, e em segunda e última convocação, às 10 horas e 30 minutos, no prédio da sede desta Confederação, na Avenida Luis Carlos Prestes, 130, Barra da Tijuca, nesta cidade, a fim de deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA:
a) tomar ciência da exposição a ser apresentada pelo Sr. Presidente da CBF relativa a assuntos de interesse da Entidade e de suas Filiadas;
b) discutir e deliberar sobre reforma parcial do Estatuto da CBF, conforme proposta apresentada pela Presidência, nos termos do inciso II do art. 40 do Estatuto;
c) interpretar preceitos do Estatuto;
d) outros assuntos de interesse da CBF.
Inexistindo número legal em sua primeira convocação, a Assembléia Geral, nos termos do § 8º do art. 22 do Estatuto, será instalada, com o mesmo objetivo, uma hora depois, com qualquer número.
Rio de Janeiro, 03 de junho de 2015.
Marco Polo Del Nero
Presidente