Após o final da fase de grupos nesta quinta-feira (28), o chaveamento da fase mata-mata da Copa do Mundo já foi definido. Enquanto de um lado ficaram 10 títulos de Mundiais, juntando os triunfos de Argentina, Brasil, Uruguai e França, no outro lado ficaram apenas dois, de Espanha e Inglaterra, e outras seleções que nunca conquistaram o maior título do futebol mundial, como é o caso da Dinamarca, Suíça, Suécia, Rússia, Colômbia e Croácia.
Após início fora do esperado contra a Suíça, em um empate por 1 a 1, e a vitória sofrida contra a Costa Rica por 2 a 0, a Seleção Brasileira venceu a Sérvia por 2 a 0 e carimbou a sua passagem para as oitavas de final da Copa com a primeira colocação do Grupo E. Com grande expectativa da torcida brasileira pela conquista do hexa, os 23 comandados de Tite começaram a fase mata-mata com uma vitória contra o México por 2 a 0, na última segunda-feira (02). Agora, o desafio é contra a Bélgica pelas quartas de final.
Se o sexto título mundial irá sair na Rússia, não é possível cravar. Mas, caso o Brasil avance até a grande final em Moscou, o seu caminho já está definido, depois que descobriu o seu lado do chaveamento. Em uma possível campanha que leve a Seleção até o último dia de competição, a trilha para o hexa será da seguinte forma:
- Brasil x México: 02/07, segunda-feira, 11h, Samara
- Brasil x Bélgica: 06/07, sexta-feira, 15h, Kazan
- Semi-final: 10/07, terça-feira, 15h, São Petesburgo
- Final: 15/07, domingo, 12h, Moscou
Caso avance para a semi-final, a Seleção Brasileira irá enfrentar o vencedor de França x Uruguai, que acontece também na sexta-feira (02), porém às 11h, na cidade de Novgorod.