Há uma tradição em Copas do Mundo desde os anos 70, quando a TV passou a transmitir os jogos, e que diz respeito ao comportamento de torcedores brasileiros. Muitos seguem para o país-sede do evento com bandeiras e camisas de seus clubes de coração na bagagem. Os estádios são os locais preferidos para essa exposição.
Tem sido assim também no Catar. E o que é mais curioso: são dezenas ou até centenas de times do Brasil homenageados por seus fãs. Clubes que nem mesmo figuram nas quatro divisões nacionais ganham espaço nas redes sociais graças às vezes a uma ação isolada de um ou outro torcedor.
America-RJ, Afogados-PE, Botafogo-PB, Caxias do Sul-RS, América-RN, Sergipe e Atlético-BA são alguns dos clubes que não desfrutam de torcida de massa e que estão tendo seus símbolos exibidos nos estádios catarianos.
Evidentemente que bandeiras e camisetas de Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Vasco, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Fluminense e Cruzeiro, entre outros, são encontradas em qualquer quarteirão do Catar nesses dias de Copa.
Essa profusão de cores se mistura ao verde e amarelo nas cadeiras e dá um toque especial à festa nos estádios nos jogos do Brasil.