Depois de um primeiro tempo um pouco burocrático e no qual, ainda assim, esteve bastante superior ao adversário, o Brasil deu um show na etapa final e construiu com facilidade uma vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, em Lusail, no jogo de estreia de ambas as seleções pelo Grupo G do Mundial do Catar.
O time atuou em alto nível e o trio Vinicius Jr, Neymar e Richarlison, o autor dos gols, deixou estonteada a defesa europeia.
Richarlison presenteou os 88 mil presentes ao estádio com um belo gol – talvez o mais bonito até agora da Copa. Parecia um malabarista na hora que dominou a bola na área, girou com uma perna no ar e acertou um chute que ninguém da Sérvia esperava. Ali, selava o 2 a 0, que só foi possível graças a uma assistência perfeita de Vini Jr.
Antes disso, numa trama iniciada por Neymar, Vini Jr tentou superar o goleiro Milinkovic com uma finalização certeira. Mas o jogador da Sérvia conseguiu rebater e, na sobra, Richarlison surgiu veloz e implacável para abrir o placar.
A Sérvia, na verdade, livrou-se de uma goleada, A trave salvou o time por duas vezes, em chutes de Alex Sandro e Casemiro e o próprio Milinkovic se destacou com pelo menos três defesas difíceis.
A opção de Tite por uma equipe ofensiva funcionou muito bem e ele ainda deu oportunidade para vários reservas de luxo, entre eles Antony e Rodrygo, que entraram em campo nos minutos finais para consolidar a vitória.