Sem Alemanha e Itália por perto, livre do Uruguai e agora também longe da Espanha, o Brasil se vê absoluto entre as oito seleções que se classificaram às quartas de final e vão tentar o título do Mundial do Catar. Na história da competição, o Brasil chegou em primeiro lugar em cinco Copas. É o mesmo número obtido pelas outras sete rivais juntas.
Das que ainda brigam pelo topo em 2022 estão a França e a Argentina, ambas com dois Mundiais, e a Inglaterra, que conquistou a taça em 1966. Portugal, Holanda, Marrocos e Croácia não conseguiram ainda esse feito.
A Holanda já bateu na trave três vezes – foi vice-campeã em 1974, 1978 e 2010. A Croácia quase entrou nessa galeria na última edição – ficou em segundo na Copa da Rússia, em 2018. Já Portugal se destacou mais em 1966, quando terminou o Mundial na terceira posição.
Grande “zebra” das quartas de final, Marrocos jamais havia avançado até as quartas de final de uma Copa do Mundo e seus torcedores se orgulhavam até hoje com o 11º lugar na Copa de 1986, seu melhor desempenho no evento. Na pior das hipóteses, a seleção africana deixará o Catar com o oitavo lugar.
Total de títulos da Copa do Mundo masculina por países:
Brasil – 5
Alemanha e Itália – 4
França, Uruguai e Argentina – 2
Inglaterra e Espanha - 1