Vice-campeã em 2018, a Croácia conseguiu outro feito – encerrou o Mundial do Catar em terceiro lugar. Graças à vitória deste sábado por 2 a 1 sobre Marrocos, no Estádio Internacional Khalifa. A equipe começou a competição sem muita força e passou da fase de grupos na segunda posição, atrás exatamente de Marrocos.
Depois, nas oitavas, só se classificou na disputa de pênaltis, após empate por 1 a 1 com o Japão no tempo normal e prorrogação. Vieram as quartas de final e surpreendeu ao eliminar o Brasil, de novo nos pênaltis
Na semifinal, no entanto, não foi adversário à altura para a Argentina e perdeu por 3 a 0. Tal irregularidade indicava que Marrocos seria o favorito para o confronto deste sábado. Mas a Croácia fez valer a sua frieza e mais uma vez ficou no top 3 do torneio.
Mérito para uma equipe que esteve no Catar com uma proposta bem definida – seu jogo fechado, com forte marcação e saída veloz nos contra-ataques. Modric, o astro da Croácia, foi quem mais se destacou na campanha da seleção.
Já Marrocos pode ser apontada como a grande zebra da Copa. Com um time técnico e aguerrido ao mesmo tempo, avançou pela primeira vez à semifinal e acabou com um honroso quarto lugar.