Com uma campanha brilhante à frente do Flamengo no segundo semestre de 2022, quando ajudou o clube a ganhar a Copa do Brasil e a Libertadores, Dorival Jr não chegou a um acordo com o Rubro-Negro para a temporada de 2023. Vai tomar outro rumo. A princípio, não há nenhum clube de ponta no País, com elenco de alto nível, que esteja disponível para um novo ciclo de Dorival.
Isso pode ter reflexos na escolha do substituto do técnico Tite, da Seleção brasileira, que não vai continuar no cargo após o Mundial, como ele mesmo já declarou.
Dorival Jr estaria hoje numa lista dos quatro nomes mais cotados para a vaga de Tite. Sem a visibilidade do Flamengo e sob o risco de ter de aceitar o convite de alguma equipe mediana do futebol brasileiro nas próximas semanas, ele perderia espaço nessa disputa à Seleção.
Dos grandes clubes nacionais, somente o Vasco ainda não definiu seu treinador para 2023. Na hipótese de acertar com o clube de São Januário, Dorival tenderia a descer alguns degraus nessa competição à parte que vai definir o novo técnico da Seleção. Isso porque o Vasco, recém-alçado à Série A, certamente passará por dificuldades em sua readaptação à elite do futebol nacional,
Enquanto tratava da renovação de contrato com o Rubro-Negro e tudo parecia bem encaminhado, Dorival Jr foi surpreendido com a informação de que a diretoria o Flamengo ao mesmo tempo trabalhava pela vinda de Vítor Pereira, ex-Corinthians. Isso acelerou o rompimento da parceria dele com o Fla.
Entre os nomes que agradam a diretoria da CBF para ocupar o lugar de Tite estão Abel Ferreira e Josep Guardiola. Dorival e Mano Menezes estariam também no radar da entidade
.