Com a vitória da Argentina, a Copa do Mundo no Catar chega ao fim. Chega, também, a despedida de Galvão Bueno das narrações esportivas na TV aberta. Com tanta emoção envolvida, quem parece ter se dado bem foi a TV Globo, que registrou altos índices no Ibope ao longo da competição.
Para se ter uma noção, no duelo final entre Argentina e França, neste domingo, 18, a TV Globo bateu quase 40 pontos no placar da Kantar Ibope Media, índice superior aos mais altos da novela "Pantanal", que trouxe à Globo os patamares perdidos ao longo dos últimos anos de pandemia.
Na Pesquisa Nacional de Tráfego (PNT), a partida pela Globo anotou 36 pontos de média, com 65% de participação da emissora entre o total de TVs ligadas na região, um crescimento de 260%, ou de 26 pontos, em relação à média da faixa horária. Os dados são referentes à prévia de audiência, que pode oscilar de 1 a 2 pontos nos relatórios de índices consolidados concluídos pela Kantar Ibope Media, divulgados no dia seguinte à exibição.
Além disso, dizem respeito apenas ao horário do jogo, sem contar as homenagens a Galvão Bueno antes e depois do fim da partida.
Ainda, a vitória que deu aos argentinos o terceiro título mundial atingiu o triplo de audiência da faixa horária em comparação com os quatro domingos anteriores ao início da Copa do Mundo. A final foi a maior audiência desta edição, atrás apenas dos cincos jogos envolvendo a seleção brasileira. Foi, também, maior do que as finais das Copas de 2014 e 2010.
No duelo contra a Croácia, a líder de audiência registrou 49,7 pontos --um aumento de 400% na média da faixa de 12h na comparação com as quatro sextas anteriores à estreia da competição.