Essa Copa do Mundo está realmente dando o que falar, com tópicos poucos esperados pela maioria. Tivemos um domingo bastante movimentado e com algumas “surpresas”. O Mundial do Catar, como já mencionei, segue sendo um grande “inimigo” do bolão!
Começo falando da Espanha, que mais uma vez mostrou um excelente futebol, liderado por sua jovem geração. O confronto diante da Alemanha foi, inclusive, o melhor jogo da primeira fase em termos técnicos, na minha opinião, até o momento: uma partida gigante entre duas seleções campeãs.
Mais uma vez o ataque de Luis Enrique mostrou sua força e agora com Morata como o nome da equipe! O jogador entrou no segundo tempo e, na primeira oportunidade, colocou a bola para dentro. O centroavante do Atlético de Madrid, bastante criticado em seu próprio país, chega aos 29 gols com a Espanha e está no TOP 5 de artilheiros do seu país. A famosa frase no meio da bola, “nunca critiquei”, será muito dita entre os torcedores espanhóis.
Destaque também para Gavi, atleta mais jovem a fazer gol pela La Roja, visto no último duelo quando a Espanha goleou a Costa Rica por 7 a 0. O seu bom desempenho foi novamente visto na partida de hoje, se firmando como peça fundamental para o meio-campo espanhol.
O que falar da Alemanha? A sensação que tenho é que o time conseguiu manter o foco e a “calma” durante o jogo inteiro, mesmo saindo atrás no placar, sem deixar o psicológico atrapalhar. Isso ficou bastante visível para mim e é compreensível quando falamos de uma seleção quatro vezes campeã mundial.
A equipe sempre tem uma resposta, um contragolpe, um coelho na cartola. O empate ficou por conta do Niclas Füllkrug, que também foi a campo na etapa complementar e deixou o dele! Agora os comandados de Hans-Dieter Flick terão de vencer a Costa Rica na última rodada para continuar sonhando com a classificação ao mata-mata. Meu palpite é que a Espanha passa em primeiro e a Alemanha em segundo. Ansiosa por esse desenrolar!
Não poderia terminar a coluna de hoje sem destacar a situação dos belgas na Copa do Mundo. Carrasca da seleção brasileira em 2018, acredito que a Bélgica é uma das maiores zebras do campeonato até o momento: a partida contra Marrocos neste domingo foi uma das piores atuações da equipe nos últimos anos, que perdeu por 2 a 0. A situação dos europeus ficou complicadíssima e agora eles terão de superar a Croácia para seguirem vivos no torneio.