Acabou! Lionel Messi é, finalmente, campeão da Copa do Mundo! O título que faltava, com dois gols do gênio argentino, num roteiro digno de uma das melhores finais de todos os tempos! Sigo arrepiada enquanto escrevo este texto. Extasiada com esse jogaço! A história do futebol precisava desse capítulo! Jamais vou esquecer o que Messi - e também Mbappe - fez no dia de hoje!
Num verdadeiro clima de ‘’hoje sim, hoje não’’, a seleção sul-americana dominou o primeiro tempo do confronto e abriu o placar com Messi, de pênalti, e Di Maria, numa jogada perfeita! Por muito tempo, a sensação de que a finalíssima estava decidida imperou. Mas estamos falando do esporte mais surpreendente e emocionante entre todos.
A estrela do craque Mbappe, que apareceu pouco na etapa inicial, brilhou, e em apenas dois minutos ele deixou tudo igual no Lusail Stadium. Para quem achou que a decisão aconteceria inevitavelmente nas penalidades, ele, Messi, tratou de contrariar, colocando a Argentina em vantagem de novo. Só que aí o camisa 10 da França mostrou o porque é protagonista e fez o seu terceiro tento! Três gols em uma final de Copa do Mundo… Tudo igual mais uma vez!
No momento derradeiro da partida, a disputa nos pênaltis, óbvio que Messi e Mbappe foram escolhidos para bater primeiro e converteram. E o resto é a história que vamos contar… Destaque para o excelente goleiro Martinez, que além de fazer uma ótima campanha no Mundial, defendeu umas das cobranças e jogou ainda mais pressão para o adversário. O apito soou e o embate finalmente acabou, sagrando a Argentina campeã da Copa do Catar.
Todos aqui sabem que a minha torcida na final era para os nossos vizinhos. Sobretudo, para Messi. Num Mundial com tantas zebras, reviravoltas e gigantes caindo pelo caminho, essa foi uma narrativa justa com uma seleção que jogou muito bola e com um gênio do futebol que desfila em campo há anos! Agora sim o atacante pode se aposentar em paz e com a certeza de que conquistou tudo na carreira.
Vale dizer que além de colocar mais uma estrela na camisa, Lionel Messi deixa o Catar como o melhor jogador da Copa, compartilhando com os companheiros de time outros feitos importantes: Emi Martínez, como melhor goleiro, e Enzo Fernández, como revelação. Mbappe faturou a famosa chuteira de ouro, e encerrou a participação na atual edição do torneio como o maior artilheiro em finais.
Realmente! Uma decisão grandíssima e de encher os olhos! Aproveito para agradecer a todos vocês que me acompanharam por aqui durante toda a Copa do Mundo de 2022 e, claro, ao Terra, por ter me cedido esse espaço em que AMEI estar! Nos vemos por aí e que viva a Copa. Que viva Messi!