Torcedores, calma: vai ficar tudo bem com a nossa Seleção!

Apesar da confirmação de lesões de Neymar e Danilo, Brasil tem boas opções para seguir como favorito no Mundial

25 nov 2022 - 19h39
(atualizado às 19h39)
Neymar e Tite
Neymar e Tite
Foto: Reuters

No dia seguinte à vitória do Brasil em sua estreia na Copa do Mundo, o que era apenas uma possibilidade se confirmou: Neymar e Danilo estão fora da fase de grupos e não disputarão as partidas contra a Suíça, na próxima segunda-feira, 28, e Camarões, na sexta-feira, 2. Ambos sofreram uma entorse no tornozelo - direito e esquerdo, respectivamente -- no confronto contra a Sérvia e já iniciaram os tratamentos de fisioterapia, sem data estipulada para retorno aos gramados. 

Confesso que quando recebi essa notícia senti algo péssimo! Logo me veio à cabeça a lesão gravíssima que tirou nosso camisa 10 do mata-mata da Copa em 2014. O lateral-direito da Juventus, vale lembrar, também foi vítima do mesmo problema que enfrenta agora na fase de grupos do Mundial da Rússia. Ainda assim, enxergo que dessa vez há algo diferente, e explico o quê!

Publicidade

Mesmo os jogadores sendo importantíssimos para a seleção e contribuindo com o bom desempenho coletivo, hoje temos peças muito qualificadas que podem substituí-los sem prejuízo. Sem deixar aquela sensação de desconfiança que rola quando um suplente está muito aquém de seu titular. Tenho certeza que você sabe do que estou falando. Mas não é o caso aqui. 

Com a ausência do craque do PSG, a primeira alternativa que me surge é a titularidade de Rodrygo, mantendo o mesmo esquema tático da estreia. O atleta do Real Madrid foi a campo para substituir o próprio Neymar e fez um bom fim de partida contra os europeus, principalmente jogando por dentro. 

Porém, imagino que o técnico Tite vá optar pela entrada de Fred na posição de segundo volante, avançando mais o Paquetá, que inclusive é o lugar onde o camisa 7 está muito mais acostumado a atuar. Uma opção mais conservadora para o nosso plantel, mas que acredito que também vá funcionar. 

Na minha opinião, o comandante canarinho deve propor um futebol mais pragmático diante dos suíços, priorizando a posse de bola. Apesar de não representar grande perigo, a Suíça aposta nos contra-ataques e em sua solidez defensiva. Possivelmente voltaremos a ver uma formação mais ofensiva frente aos camaroneses.

Publicidade

E no lugar de Danilo? Éder Militão é minha primeira opção - com o perdão da rima. Entendo que precisamos de uma reposição com as características dele, mais parecidas com as do camisa 2. O vi jogar de pertinho nos últimos amistosos da seleção, em Paris, e ele segura bem a bronca nessa posição! Ou será que Tite vai bancar a entrada de Daniel Alves, a convocação mais questionada da seleção brasileira na Copa do Mundo?

De toda forma, torço muito para que Neymar e Danilo se recuperem o mais rápido possível e não percam a oportunidade de representar o Brasil na busca pelo Hexa no Catar - contrariando o que já se especula sobre uma baixa definitiva dos atletas. Importa demais termos todas as nossas peças à disposição para a fase mata-mata.

Fonte: Marília Galvão Marília Galvão é formada em jornalismo pela PUC-SP, com passagens na Record TV, Espn e Federação Paulista de Futebol. Atualmente é apresentadora do canal Desimpedidos, no Youtube. Apaixonada por futebol desde criança, é corinthiana e busca sempre trabalhar com leveza em seus conteúdos.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações