Messi marca em seu milésimo jogo e garante Argentina nas quartas da Copa

Argentina retorna aos gramados na sexta-feira, 9, às 16h (horário de Brasília), para enfrentar a Holanda, que bateu os EUA por 3 a 1

3 dez 2022 - 17h58
(atualizado às 18h10)
Foto: REUTERS/Carl Recine

Neste sábado, 3, Lionel Messi marcou em seu milésimo jogo como profissional e garantiu a seleção argentina nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. O time sul-americano, que também balançou as redes com Julián Álvarez, avançou no torneio após vencer a Austrália por 2 a 1. Já Craig Goodwin fez o único dos australianos no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan.

A Argentina retorna aos gramados na sexta-feira, 9, às 16h (horário de Brasília), para enfrentar a Holanda, que bateu os Estados Unidos por 3 a 1. A partida das quartas de final será disputada no Estádio Lusail. A Austrália, por sua vez, se despede nas oitavas e iguala a sua melhor campanha, registrada em 2006, no Mundial da Alemanha.

Publicidade

O jogo

Os primeiros minutos foram disputados e contaram com um paradigma bastante claro. Enquanto a Argentina de Lionel Scaloni dominava a posse de bola e atacava, a Austrália comandada por Graham Arnold focava na defesa sólida e compacta. Os sul-americanos, porém, trocaram passes e criaram poucas oportunidades. O time da Oceania até ensaiou uma reação, mas não demorou para ficar em desvantagem.

A Argentina abriu o placar aos 35 minutos, depois de bela jogada oriunda de falta pela direita. Messi executou a cobrança, recebeu de Papu Gómez após desvio e tocou em direção a Alexis Mac Allister, que acionou Nicolás Otamendi. O zagueiro apenas amorteceu para o craque, que entrou na área e bateu rasteiro, no canto esquerdo, sem chances para o goleiro.

Com provocações a Messi e Argentina, torcida brasileira lota metrô antes de duelo contra Camarões
Video Player

A etapa complementar também não teve um início cheio de finalizações, mas, apesar disso, os argentinos aumentaram o marcador. O segundo gol saiu aos oito minutos, após falha de Matthew Ryan, que recebeu passe do zagueiro, dominou e tentou driblar Rodrigo de Paul. Porém, o goleiro australiano não conseguiu efetuar a finta e viu Álvarez recuperar a posse e finalizar rasteiro, sem muita força. A bola percorreu lentamente o gramado e cruzou a linha no canto esquerdo da meta.

A Austrália pouco criou após levar o segundo gol, mas conseguiu diminuir o placar aos 32. Após cruzamento pela esquerda e rebatida da defesa argentina, Goodwin acertou um chutaço de longe. A bola desviou em Enzo Fernández, enganou Emiliano Martínez e entrou no lado direito, rente à trave. Dois minutos mais tarde, Aziz Behich, em uma linda jogada, percorreu o campo ofensivo rapidamente, driblou quatro marcadores e entrou na área. O lateral esquerdo finalizou, mas foi travado por Lisandro Martínez, que impediu uma verdadeira pintura.

Publicidade

O time de Graham Arnold cresceu na reta final do jogo e, buscando o empate, partiu para cima do adversário. Contudo, apesar da pressão, a equipe comandada por Lionel Scaloni trocou passes, segurou a bola e perdeu duas chances claras, com Lautaro Martínez. Os argentinos conseguiram manter o resultado positivo de 2 a 1 e, desta forma, asseguraram a vaga na próxima fase do Mundial.

“Todo mundo quis decidir sozinho, e ninguém decidiu”, Aline Küller analisa derrota do Brasil
Video Player

FICHA TÉCNICA

ARGENTINA 2 X 1 AUSTRÁLIA

Local: Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan (CAT)

Data: 3 de dezembro de 2022 (sábado)

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Szymon Marciniak (POL)

Publicidade

Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)

VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)

Cartões amarelos: Irvine e Degenek (Austrália)

GOLS: 

Argentina: Messi (35mins do 1º tempo) e Álvarez (7mins do 2º tempo)

Austrália: Goodwin (32mins do 2º tempo)

ARGENTINA: Martínez; Molina (Montiel), Romero, Otamendi e Acuña (Tagliafico); de Paul, Fernández e Mac Allister (Palacios); Álvarez (Lautaro Martínez), Messi e Gómez (Lisandro Martínez)

Publicidade

Técnico: Lionel Scaloni

AUSTRÁLIA: Ryan; Degenek (Karacic), Souttar, Rowles e Behich; Leckie (Kuol), Mooy, Irvine e Baccus (Hrustic); McGree (Goodwin) e Duke (Maclaren)

Técnico: Graham Arnold

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se