As declarações do médico Rodrigo Lasmar, da Seleção brasileira, sobre a situação de Neymar e Danilo, que sofreram lesão de tornozelo no jogo contra a Sérvia, na quinta (24), deixam no ar a possibilidade de corte dos dois jogadores. A direção da CBF já foi comunicada sobre esse risco. Lasmar disse que vai tentar a recuperação de ambos para que possam ainda jogar pelo Mundial. Eis aí a questão.
No histórico da relação médico-imprensa das últimas décadas da Seleção, quando algum jogador se contundia durante a Copa do Mundo e o caso não se apresentava com gravidade, as palavras ditas ao público tinham outro tom, muitas vezes recheadas de otimismo. Desta vez, não houve nenhuma sinalização disso.
“Já podemos adiantar que não teremos os dois jogadores para o próximo jogo, mas eles permanecem em tratamento com nosso objetivo de tentar recuperar a tempo para essa competição”, disse Lasmar, em vídeo divulgado pela CBF.
Lasmar conhece bem Neymar, a quem operou em 2018, numa intervenção no pé direito do atleta, em razão de uma fratura por estresse no quinto metatarso. Na oportunidade, o médico do PSG, Gérard Saillant, acompanhou o procedimento e elogiou o colega brasileiro.
Rodrigo Lasmar é reconhecido por seus pares de profissão como referência na medicina esportiva e, portanto, um profissional gabaritado. Ele é filho de Neylor Lasmar, que foi também médico da Seleção nos anos 80 e presidiu a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.
Neymar sofreu uma lesão ligamentar lateral do tornozelo direito, num edema ósseo. Já Danilo, uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo.