O estádio 974 será palco do duelo do Brasil contra Suíça nesta segunda-feira, 28, às 13h. O local foi construído com 974 contêineres e será desmontado ao final da Copa do Mundo do Catar. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Fenwick Iribarren.
Com custo estimado em 300 milhões de euros (aproximadamente R$ 1 bilhão), o estádio conta com a utilização de contêineres em todos os setores, até na parte VIP, onde ficam os convidados da Fifa e grandes ex-jogadores. Porém, o acabamento interno acaba escondendo a aparência do material, que fica aparente do lado de fora.
Uma curiosidade do 974 é um container que funciona como banheiro e fica na beira do gramado. Com isso, se algum jogador precisar dar uma ‘escapadinha’ não tem necessidade de ir até ao vestiário.
Ao todo, o estádio recebe vai receber sete jogos desta Copa do Mundo. México x Polônia, Portugal x Gana, e França x Dinamarca já aconteceram por lá. Além de Brasil x Suíça , o 974 também vai ser palco de Polônia x Argentina, Sérvia x Suíça, e um duelo das oitavas de final entre o 1º colocado do Grupo H contar o 2º colocado do Grupo G.
O Catar já ofereceu a estrutura do estádio para o Uruguai, que tem interesse em sediar o Mundial de 1930 em uma candidatura conjunta com Argentina, Paraguai e Chile. A Fifa ainda não decidiu a sede. Portugal e Espanha também estão juntos para tentar recepcionar o torneio. A Ucrânia era outra interessada, mas perdeu força após a guerra.