Na noite desta quinta-feira, 16, Venezuela e Equador se enfrentaram pela quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, no Estádio Monumental de Maturín, em Maturín (VEN), e empataram sem gols. Soteldo foi o único titular no jogo entre os atletas que atuam no Brasil. Os compatriotas Tomás Rincón e Ferraresi entraram no segundo tempo, enquanto Arboleda ficou no banco.
Assim, os donos da casa chegam ao quarto compromisso de invencibilidade — dois empates e duas vitórias —, atingem os oito pontos e assumem a vice-liderança. No entanto, desperdiçam a chance de se aproximar da líder Argentina, que soma 12.
Do mesmo modo, a seleção equatoriana segue sequência invicta de quatro jogos e ficam na sexta posição, com cinco unidades. Porém, pode cair na tabela de classificação caso haja vencedor no duelo entre Chile e Paraguai.
Na próxima rodada, portanto, a Venezuela visita o lanterna Peru, às 23 horas (de Brasília) de terça-feira (21), no Estádio Nacional do Peru, em Lima (PER). Mais cedo, a partir das 20h30, o Equador recebe o Chile, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (EQU).
O jogo entre Venezuela e Equador
Mesmo jogando longe de seus domínios, o Equador abriu o placar logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Após confusão na área em cobrança de escanteio, Cifuentes empurrou para o fundo da rede. No entanto, após revisão do VAR, foi marcado impedimento de Pacho na jogada.
A resposta da Venezuela veio aos 35, com Soteldo. O jogador do Santos fez jogada pela esquerda e bateu cruzado, mas parou em defesa de Alexander Domínguez.
Ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos, os donos da casa levaram perigo em finalização de Samuel Sosa. Porém, o goleiro equatoriano defendeu outra vez.
Na volta do intervalo, foi a vez do Equador levar perigo. Aos 24 minutos, Cifuentes chutou, mas parou em defesa de Romo. Já na reta final, aos 41, Moisés Caicedo finalizou para fora. Dessa forma, a partida terminou empatada sem gols.