Apesar de Dunga não confirmar, Philippe Coutinho já pode comemorar: provavelmente começará a Copa América como titular da Seleção Brasileira. Ele vai herdar a vaga de Oscar, que sequer foi convocado por causa de lesão. O jogador do Liverpool é quem tem características mais semelhantes, teve boa atuação na vitória contra o México e ganhou elogio de Dunga após o jogo.
A movimentação de Coutinho chamou atenção desde o começo do jogo. Quando Diego Tardelli saiu da área, por não jogar como um centroavante fixo, o meia entrou diversas vezes para ocupar o espaço e dar opção de passe. Além disso, também se destacou inicialmente por suas cobranças em lances de bola parada, que quase resultaram em gols de cabeça.
Mas é claro que o grande momento aconteceu no primeiro gol do Brasil, em que Coutinho mostrou sua maior qualidade, driblar e fintar. Ele se livrou de um mexicano apenas com um jogo de corpo e finalizou perfeitamente, de perna direita, mesmo sem muito ângulo. "Fico feliz por ter sido meu primeiro gol na Seleção e, claro, com apoio da torcida", comentou após o jogo.
Coutinho já foi convocado 13 vezes para Seleção, fez sete jogos e está cada vez mais solto em campo. Em outras partidas ele parecia fixo demais em sua posição e arriscava pouco. Mas isso foi diferente neste domingo, quando perdeu a timidez. Foi a segunda vez seguida que Coutinho jogou como titular do Brasil, mas apenas a primeira em que ele atuou com o time principal - Dunga tinha poupado titulares contra o Chile. Agora o gol e a boa atuação o credenciaram de vez para chegar na Copa América neste time principal, mas publicamente Dunga deixou a decisão em aberto, para não desanimar outros jogadores.
"Acho que dentro da Seleção tem que ter competitividade. Esse jogo foi positivo porque o Coutinho não tinha 90 minutos com o time base do Brasil. E hoje ele teve um redimento superior. A gente tinha expectativa de como o time ia render sem o Neymar, mas hoje foi proveitoso, porque tivemos muitos jogadores aproveitando e criando dificuldades na minha cabeça", afirmou, em claro elogio a quem substituiu desfalques e conseguiu brilhar, como Coutinho.
Dunga tem outras opções de jogadores para escolher quem vai atuar ao lado de Neymar, Willian e Diego Tardelli: o meia Everton Ribeiro, que entrou no lugar de Coutinho no segundo tempo, é a principal delas. Douglas Costa, Firmino e Robinho são outras opções. Mas Coutinho tem muitos pontos a seu favor, como a ótima temporada que fez pelo Liverpool, sendo um dos melhores jogadores do Campeonato Inglês; ou até o entrosamento com Neymar, com quem jogou com frequência nas categorias de base do Brasil.