Dunga encara Paraguai com tempo para treino; relembre semana

27 jun 2015 - 08h40
Foto: Leo Correa/ Mowa Press / Divulgação

Desde que começou a preparação para a Copa América, Dunga se queixou muito do fato de ter pouco tempo para treinar o grupo completo da Seleção Brasileira. Porém, nesta semana, o técnico teve cinco dias livres para preparar o time antes do jogo contra o Paraguai, pelas quartas de final da Copa A, que será neste sábado, às 18h30 (de Brasília). Será que ele aproveitou bem o precioso tempo que conseguiu?

Nos primeiros dias de preparação para Copa América, entre exames e amistosos, Dunga não teve todos seus jogadores para treinos, seja por lesão ou por liberação para que alguns atletas disputassem finais pelos seus clubes. E quando viajou para o Chile, o Brasil já chegou para jogar - desembarcou no dia 12 e estreou no dia 14. Enfrentou Peru, Colômbia e Venezuela em ritmo incessante, mas o prêmio pela classificação foi ter cinco dias livres antes do duelo contra o Paraguai.

Publicidade
Futebol americano? Reservas da Seleção isolam bola em treino
Video Player

Porém, nem todos dias foram usados para treino. Dunga explicou que preferiu focar na questão física: "tivemos esses dias, mas não foram quase de treino. Foram de recuperação. Os jogadores vêm de final de temporada, então alguns aspectos acontecem - um jogador tem um mal estar ou uma lesão. E essa semana vale muito mais pela recuperação. Tem alguns treinamentos, mas são técnicos e específicos, sem desgastar muito, porque tem que preparar para o jogo".

Na segunda-feira, Dunga entendeu que era importante liberar os jogadores para folga. Muitos saíram de manhã e só voltaram no fim da tarde, mas ninguém se atrasou. E o time só voltou a treinar na terça: apenas os reservas fizeram uma atividade mais pesada de finalização. Os titulares correram no campo e malharam na academia.

Dunga fez apenas um treino grande aberto para imprensa
Foto: Leo Correa/ Mowa Press / Divulgação

O treino que mais chamou atenção aconteceu na quarta-feira. Foi bastante intenso, trabalhando principalmente fundamentos técnicos dos jogadores. Mas as atividades também preparavam o time para jogadas importantes em qualquer partida do futebol moderno, marcação sob pressão e contra-ataque.

Depois aconteceram dois treinos fechados para imprensa, na quinta-feira em Santiago, e na sexta-feira em Concepción. Apenas dez minutos de "rachão" foram mostrados. Nas atividades desses dois dias é que Dunga deve ter testado sua escalação inicial, jogadas ensaiadas e até cobranças de pênalti - se o jogo terminar empatado, a decisão vai ser diretamente nos chutes livres.

Publicidade

Dunga não quis adiantar o time que começará jogando, porém o mais provável é que seja mantida a escalação do jogo contra a Venezuela: Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luis; Fernandinho e Elias; Willian, Philippe Coutinho, Robinho e Firmino.

Risadas! Dunga, Taffarel e M.Silva se divertem em bate-bola
Video Player

Adversário

O Paraguai tem dois problemas com lesões, o lateral esquerdo Samudio e o meio-campista Ortigoza. Além disso, Ortiz está suspenso. Todos provavelmente seriam titulares, sendo que Ortigoza é considerado o "cérebro" da equipe. Ele até foi para Santiago para tentar se recuperar de uma lesão na coxa esquerda, enquanto o time treinava em La Serena ou Concepción, mas é improvável que jogue.

Sendo assim, o Paraguai deve começar jogando com Justo Villar; Bruno Valdez, Paulo da Silva, Pablo Aguilar e Iván Piris; Eduardo Aranda, Víctor Cáceres, Derlis González e Édgar Benítez; Roque Santa Cruz e Nelson Haedo Valdez.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações