Luiz Gustavo só foi cortado do elenco da Seleção Brasileira que disputará a Copa América no Chile na noite de segunda-feira, mas a comissão técnica já estava imaginando que isso poderia acontecer. O volante está com uma lesão no menisco do joelho direito e por isso era monitorado com frequência pelo preparador físico Fábio Mahseredjian e pelo médico Rodrigo Lasmar.
Apesar de saber do problema, a comissão técnica da Seleção quis observar Luiz Gustavo mesmo assim: "a gente já sabia que ele estava com lesão, mas pedimos que ele se apresentasse para a avaliação. E vimos que isso se agravou ultimamente", afirmou o médico do Brasil, Rodrigo Lasmar, completando que agora o volante precisará passar por uma cirurgia na próxima segunda.
Ainda não está confirmado quem será o substituto de Luiz Gustavo na Copa América. O volante Fred, do Shakhtar Donetsk, está concentrado com a equipe para a disputa de dois amistosos e é o favorito para ficar com a vaga.
Fora o problema com Luiz Gustavo, a comissão técnica não descobriu nenhuma nova lesão e só terá que administrar agora o desgaste físico dos jogadores. "Encontramos o cenário que imaginava e agora temos que quantificar as cargas de trabalho. Esse vai ser nosso desafio", disse Mahseredjian.
O preparador, inclusive, já antecipou que alguns jogadores terão que ser poupados nos primeiros dias de preparação. "No treino de hoje, vocês vão ver que seis jogadores vão sair mais cedo, porque jogaram no final de semana. Hoje é terça ainda, então eles estão sendo recuperados das partidas em que atuaram". O Brasil fez apenas um trote leve na manhã desta terça e vai tocar na bola nesta tarde.