A partir desta sexta-feira, Concepción passará a receber a Copa América e tentará entrar no clima de futebol. Mas isso ainda parece muito difícil para todos. A cidade é um polo universitário do Chile, então está muito envolvida com os protestos que têm acontecido no país, contra a reforma educacional proposta atualmente.
A cena vista na Plaza Independencia, um dos pontos turísticos de concepción, reflete bem esse cenário: a organização da Copa América e um patrocinador fizeram uma série de ações no local, colocando pessoas para jogar bola, pebolim e participarem de outras atividades. Muitos chilenos e turistas, inclusive brasileiros, entraram na brincadeira.
Porém, enquanto isso acontecia, pelo menos duas marchas diferentes passaram pelo local. A primeira era organizada por professoras de crianças do maternal, que querem melhores condições de trabalho. A outra contava com muitos adolescentes e crianças, alertando para o Dia Internacional de Prevenção do Consumo de Drogas. O curioso é que este protesto tinha cara de desfile, já que uma bateria tocava algo parecido com um samba, enquanto uma mulher vestida de cingana dançava na frente.
Vale destacar que Concepción ainda não recebeu nenhum jogo da Copa América, tanto que seu estádio foi reinaugurado nesta quinta-feira, dois antes do jogo entre Brasil e Paraguai. As equipes vão se enfrentar neste sábado, às 18h30 (de Brasília), pelas quartas de final da competição.