Horas antes de a Argentina conquistar seu 16º título da Copa América, no Hard Rock Stadium em Miami Gardens, Flórida, uma confusão durante a entrada de torcedores deixou um rastro de destruição no setor vip do estádio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nas imagens, aparecem vidros estilhaçados, restos de camisas da torcida, bandeiras rasgadas e objetos pessoais. Uma escada rolante usada para acessar arquibancada também foi quebrada. A confusão também incluiu crianças de colo chorando, um torcedor ensanguentado e até invasão até pelo sistema de ventilação do estádio.
Así quedó la entrada del 72 Club en el Hard Rock Stadium luego de que miles de fanáticos traspasaron las puertas y han pasado corriendo para la final de la Copa América sin entradas.
via: @onlyindade pic.twitter.com/8EG8juBBWU
— NotiCel (@noticel) July 15, 2024
O Hard Rock Stadium será um dos locais-sede da Copa do Mundo de 2026. O perfil do estádio no X (antigo Twitter) postou um comunicado em que afirma se orgulhar de sediar "eventos de classe mundial durante todo o ano, de maneira segura e bem-sucedida".
A nota também diz que houve colaboração com entidades locais, incluindo a CONMEBOL, para reforçar medidas de segurança.
"Entendemos que há portadores de ingressos decepcionados que não conseguiram entrar no estádio depois que o perímetro foi fechado (...) Trabalharemos em parceria com a CONMEBOL para resolver essas preocupações individuais".
“Continuaremos a trabalhar com as autoridades para identificar e responsabilizar os criminosos que se envolveram em conduta ilegal esta noite. É decepcionante que uma noite de celebração tenha sido impactada por comportamento ilegal e inseguro, e revisaremos completamente os processos e protocolos em vigor esta noite. e trabalhar com as autoridades para garantir que tal evento nunca aconteça novamente", continuou o comunicado.
— Hard Rock Stadium (@HardRockStadium) July 15, 2024
Na partida deste domingo, 14, a Argentina derrotou a Colômbia por 1 a 0. Alguns torcedores, em sua maioria vestindo as cores amarela e vermelha usadas pela Colômbia, foram flagrados pulando grades de segurança perto de uma entrada do estádio. Eles passam por policiais e funcionários do local.
Os policiais conseguiram impedir a entrada de parte da multidão e trancaram a entrada. Após refechar os portões, a segurança começou a deixar os torcedores entrarem lentamente por volta das 20h10.