Se você quer conhecer mascotes de times de futebol de todos os cantos do Brasil, o trabalho do chargista Carlos Alberto da Costa Amorim é uma boa opção. O profissional dos desenhos, que iniciou sua carreira no semanário humorístico Pasquim, já reproduziu mais de 350 personagens que representam times dos 26 estados do país, mais o Distrito Federal.
Amorim não cria novos mascotes. Seu trabalho é descobrir qual é o personagem da equipe, principalmente as mais desconhecidas do futebol brasileiro, e, a partir daí, ele utiliza da sua criatividade para desenhar o mascote de uma outra forma.
"Note que eu não reinventei nenhum mascote, apenas reinterpretei com meus traços, e acho que o pessoal tem gostado bastante. É uma das seções mais visitadas. Na verdade já perdi a conta do que já foi produzido", comenta.
É possível encontrar no site de Amorim, o www.amorimcartoons.com.br, desde mascotes conhecidos, dos tradicionais times grandes, como o Urubu do Flamengo e o Mosqueteiro do Corinthians, até os representantes de times pequenos, como o Índio do Olaria-RJ e o Leão do Bacabal-MA.
"Faço pesquisa, vejo os times que sobem nos campeonatos estaduais de todo o país e produzo minha versão dos mascotes", explica.
Amorim também desenvolve charges diárias sobre o futebol brasileiro e as publica no site.
"Acompanho o dia-a-dia dos clubes, jogadores etc e tento passar para o leitor minha opinião sobre tudo o que acontece, só que com uma visão humorística. O alvo do trabalho é, a princípio, o público infantil e o feminino, mas leitores de todas as faixas etárias nos visitam e depois retornam para ver se tem coisa nova."
Quer saber mais sobre a Copa Coca-Cola? Então, clique aqui e confira