As cenas de violência fora do Estádio Nacional (Mané Garrincha) no último sábado, em Brasília, e as vaias direcionadas à dupla Dilma Rousseff e Joseph Blatter não chamaram a atenção apenas no Brasil. Dos Estados Unidos à Europa, publicações de todo o mundo destacaram ambos os episódios, ocorridos em meio a protestos em todo o Brasil contra as tarifas do transporte público, os gastos da Copa do Mundo e a violência policial.
Veja relato de manifestante no estádio do jogo do Brasil
Video Player
Na Espanha, o periódico El País, o mais importante da nação e que tem dedicado extensa cobertura às manifestações brasileiras, afirmou que "600 pessoas trouxeram o caos para Brasília na abertura da Copa das Confederações". Em nota que retrata a chamada de protestos para inúmeras cidades do Brasil e do mundo, o jornal relatou a ação da tropa de choque da Polícia Militar, com gases lacrimogêneos e balas de borracha.
Também no El País, as vaias à presidente Dilma Rousseff foram consideradas "inesperadas" pela popularidade da mandatária em pesquisas recentes. Já diários esportivos espanhóis como Sport e As replicaram com destaque notícias de agências sobre as vaias. Por sua vez, a publicação Mundo Deportivo afirma que "Neymar deu alívio à presidente". Outro jornal importante da Espanha, o ABC deu destaque ao protesto, lembrando que já é o segundo dia seguido de manifestações contra o Mundial.
A Itália foi outro país que viu as vaias no Estádio Mané Garrincha serem repercutidas. O site do jornal Corriere della Sera comparou a vaia do último sábado à sofrida pelo presidente Lula, na abertura do Pan-Americano de 2007, mas ressaltou que Blatter piorou a situação solicitando, em espanhol, "respeito e fair play". Ainda na Europa, o inglês The Guardian deu espaço no relato do jogo aos protestos vistos fora do estádio, que "contribuiíam para um sentimento de inquietação crescente no Brasil".
Publicidade
No continente americano, o USA Today deu espaço a declarações de diversos manifestantes presentes no protesto fora do palco de estreia do Brasil. Já o argentino La Nación destacou que "nem o popular futebol conseguiu diminuir o crescente desconforto dos brasileiros com a repressão às manifestações que agitaram o país nos últimos dias".
1 de 15
A presidente Dilma Roussef virou alvo de piadas nas redes sociais neste sábado após ser vaiada durante a cerimônia de abertura da Copa das Confederações em Brasília. Antes do evento, centenas de manifestantes protestaram fora do estádio contra os gastos federais com o evento, e foram contidos pela polícia. No momento em que ela iria se pronunciar para a torcida antes da partida entre Brasil e Japão, as vaias tomaram o estádio Mané Garrincha, deixando a presidente visivelmente desconfortável
Foto: Reprodução
2 de 15
Nas redes sociais, montagens fazendo piada com as vaias que tomaram conta do Estádio Mané Garrincha rapidamente se espalharam
Foto: Reprodução
3 de 15
Imagens faz referência aos protestos contra aumento das tarifas de ônibus que levaram milhares de paulistanos às ruas; para neutralizar efeito do gás lacrimogênio jogado pela PM, manifestantes usavam vinagre
Foto: Reprodução
4 de 15
Imagem de descontentamento de Dilma durante vaias também foi alvo dos internautas
Foto: Reprodução
5 de 15
Torcedores aproveitaram para criticar os gastos do governo federal com a Copa das Confederações
Foto: Reprodução
6 de 15
Imagem de descontentamento de Dilma durante vaias também foi alvo dos internautas
Foto: Reprodução
7 de 15
Internautas fizeram piada com o possível reajuste do preço da cerveja
Foto: Reprodução
8 de 15
Um dia após o jogo, montagens novas continuavam a se espalhar pelas redes sociais
Foto: Reprodução
9 de 15
Na abertura da competição, Dilma apareceu ao lado dos presidentes da Fifa e da CBF
Foto: Reprodução
10 de 15
Dilma foi associada à clássica hashtag #xatiada
Foto: Reprodução
11 de 15
Alguns internautas pediam para que as imagens da vaia fossem compartilhadas pela rede
Foto: Reprodução
12 de 15
A expressão de surpresa da presidente foi destacada nesta montagem
Foto: Reprodução
13 de 15
Internautas questionam a educação do povo brasileiro e o investimento do governo nessa área
Foto: Divulgação
14 de 15
Uma caricatura dilma ao lado do ex-presidente Lula também fez sucesso na internet
Foto: Divulgação
15 de 15
Internauta fez uma piada com o quadro "Para quem você tira o chapéu", criado pelo apresentador Raul Gil