Em dia de abertura de Copa das Confederações, europeus destacam protestos

15 jun 2013 - 15h02
(atualizado às 15h36)
<p>Jornais destacaram manifestação e prisões em Brasília (foto) e São Paulo</p>
Jornais destacaram manifestação e prisões em Brasília (foto) e São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Os protestos no Brasil às vésperas da Copa das Confederações ganharam atenção internacional neste sábado. Enquanto manifestantes tomam as ruas de cidades como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, veículos da imprensa da Europa deram destaque para os registros fora dos estádios.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Publicidade

A versão digital do jornal português O Jogo destacou a prisão de quatro manifestantes nesta sexta em Brasília. O grupo foi detido após protestos diante do Estádio Nacional Mané Garrincha, com trânsito bloqueado e pneus queimados.

Segundo o diário, o protesto no DF "foi desencadeado por diversos movimentos sociais, contra os elevados gastos de dinheiros públicos na realização de obras para o evento e ainda as expropriações feitas em várias das seis cidades-sede".

Veja relato de manifestante no estádio do jogo do Brasil
Video Player

Também segundo os portugueses, as autoridades brasileiras se prepararam para as ações de protesto, mas foram pegas "de surpresa" em Brasília.

Na Inglaterra, o jornal The Guardian lembrou os enfrentamentos de manifestantes e policiais em São Paulo na quinta, quando protestos foram reprimidos com violência em alguns dos principais endereços da cidade. A publicação lembra também os questionamentos em torno do aumento da passagem de ônibus na cidade.

Publicidade

São Paulo ficou fora da Copa das Confederações, enquanto Brasília recebe a Cerimônia de Abertura e a partida Brasil x Japão, ambas neste sábado.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações