CBF se mostra intransigente na Copa do Brasil

Entidade toma medida que afeta clubes de menor expressão

18 mar 2021 - 11h50
(atualizado às 13h53)

Foi para o espaço a vantagem técnica de jogar em casa para vencer o adversário e assim seguir na Copa do Brasil. Isso vale por exemplo para o Marília, time do interior de São Paulo que disputa a competição pela primeira vez. Por causa da intransigência da CBF com prazos e o cumprimento de seu calendário, a entidade não adiou o jogo entre Marília e Criciúma, que será realizado nesta quinta-feira. O problema foi a definição do local da partida.

CBF nem quer saber de adiar jogos da Copa do Brasil por causa de restrições impostas por alguns estados para combater a disseminação do novo coronavírus
CBF nem quer saber de adiar jogos da Copa do Brasil por causa de restrições impostas por alguns estados para combater a disseminação do novo coronavírus
Foto: Sílvio Alves Barsetti

Como mandante, o Marília esperava atuar em sua cidade. No entanto, com o futebol no território paulista paralisado, a CBF reprogramou o confronto para Varginha, em Minas Gerais. A delegação do Marília já estava na cidade mineira quando soube de determinação do governo local de também impedir a realização de jogos de futebol no Estado. Com isso, veio a terceira opção, Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.

Publicidade

Dessa forma, além de submeter o time mandante a uma viagem extenuante – só no último trecho foram 14 horas de ônibus de Varginha para Cariacica -, a CBF praticamente anulou a vantagem do Marília de atuar em seus domínios para buscar a classificação à segunda fase da Copa do Brasil. Poderia esperar mais alguns dias e remarcar o jogo, mas preferiu não mexer nas datas da competição.

Marília x Criciúma é válido pela fase inicial da Copa e o duelo se dá em jogo único. O visitante avança até com um empate. Resta ao mandante, com pior colocação no ranking nacional, apenas a vitória. Daí, a ideia de fazer uso de seu estádio para tentar equilibrar a disputa, deixando o ônus dos deslocamentos para o rival. No caso, o Criciúma teve até um desgaste menor, pois a equipe catarinense viajou de avião até Varginha e depois, fez o mesmo para Cariacica.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações