É hora de Copa do Brasil. Às 19h (de Brasília) desta quarta-feira (16), o Palmeiras recebe o Fortaleza no Allianz Parque pela partida de ida das oitavas de final da competição nacional de mata-mata. O confronto reúne os dois trabalhos mais longevos do futebol brasileiro.
Após eliminar o Tombense na fase anterior, o Verdão tem agora um difícil desafio na disputa. Para o duelo, o técnico Abel Ferreira vai contar com os retornos de Piquerez e Zé Rafael, que cumpriram suspensão automática por acúmulo de cartões amarelos contra o RB Bragantino.
A outra boa notícia é que Marcos Rocha se recuperou de lesão na coxa esquerda, iniciou processo de transição física no treino da última terça-feira e pode figurar ao menos no banco de reservas para a partida contra o Fortaleza.
Por outro lado, o português terá o desfalque de Artur — por já ter defendido o RB Bragantino na Copa do Brasil, o camisa 14 não pode atuar. Endrick, Bruno Tabata e Flaco López brigam pela vaga deixada pelo atacante no time titular.
"Conhecemos a equipe do Fortaleza. Eles são muito bem treinados, estão há um bom tempo também com o seu treinador e com várias peças jogando juntos há alguns anos, então sabemos que será um jogo muito difícil, que eles vão dificultar para a gente e espero que a gente possa estar em um dia bem inspirado", afirmou Zé Rafael, antes do duelo.
"Nos preparamos muito para esse jogo. Cada partida pela Copa do Brasil é uma decisão e a gente encara sempre desta forma. Espero que o Allianz Parque esteja lotado, que a nossa torcida empurre nossa equipe para a frente e consigamos fazer um grande resultado", completou o jogador.
Em entrevista coletiva antes da partida, o treinador Abel Ferreira enfatizou as dificuldades que o elenco palmeirense deve enfrentar diante do Fortaleza.
"Eu acho que vai ser outro jogo difícil, como foi este (contra o RB Bragantino). Precisamos perceber como vai estar nossa capacidade física. Uma equipe que já tem um trabalho muito bem sólido, com um treinador argentino e ideias muito claras. Time extremamente competitivo, agressivo no bom sentido. Varia muito entre um jogo mais interior e outro mais vertical, curto e longo", analisou o português.
"Difícil, um jogo mata-mata. Uma competição que nós temos muitas intenções e expectativas. Queremos passar e vamos procurar fazer todo nosso esforço para conseguir, sabendo que, seguramente, vai ser um jogo muito difícil por vários motivos: o adversário, a motivação que os rivais têm quando jogam contra nós, vontade deles de ganhar… outros fatores você vai sentindo, vai observando que não estão fazendo aquilo que você vê que devem fazer, determinados aspectos que te deixam pensando. Já disse isso várias vezes, é contra tudo e contra todos. Sei que a frase é de um rival, mas é o que eu sinto jogo após jogo. Se tiver que ser contra tudo e contra todos, assim será", concluiu, em questionamento feito pela Gazeta Esportiva.
No Fortaleza, que eliminou o Águia de Marabá com tranquilidade na fase anterior da Copa do Brasil, o técnico Juan Pablo Vojvoda terá o retorno de Brítez, que volta após cumprir suspensão por acúmulo de cartões amarelos.
Por outro lado, o argentino não poderá contar com Ceballos, que foi expulso contra o Águia de Marabá, além de Bernardo Schappo e Alix Vinícius — que já defenderam Ituano e Volta Redonda, respectivamente, na competição nacional.
Além disso, o departamento médico do Leão do Pici segue cheio. Pedro Rocha (lesão ligamentar no joelho esquerdo), Benevenuto (edema no músculo adutor da coxa direita), Fernando Miguel (estiramento ligamentar em joelho esquerdo), Moisés (trauma contuso no pé direito) e Thiago Galhardo (pubalgia) continuam fora.
"Sabemos que o Palmeiras está há dois anos no primeiro nível, trabalhando com a mesma comissão técnica e praticamente os mesmos jogadores. Boa estrutura, e quando falo de estrutura, me refiro não só ao estrutural, mas ao fato de manterem jogadores, comportamentos, ideias. É esse o motivo do Palmeiras lutar em cada competição que disputa. Mas sabemos que é uma eliminatória de 180 minutos, e não somente 90", disse Vojvoda.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X FORTALEZA
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Data: 17 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick (Bruno Tabata)
Técnico: Abel Ferreira
FORTALEZA: João Ricardo; Dudu, Brítez, Titi (Tinga) e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Vinícius Zanocelo), Lucas Sasha, Calebe, Yago Pikachu e Romarinho; Silvio Romero (Lucero)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda