A Copa do Mundo Feminina de 2023 segue fazendo história. A dramática classificação da Inglaterra para as quartas contra a Nigéria atingiu recordes de audiência no Reino Unido. Segundo dados divulgados pela Fifa, o jogo teve audiência média de 3,7 milhões de telespectadores, com pico de 5,5 milhões. Os maiores números alcançados em uma partida do torneio na região.
Isso significa que, de todas as televisões ligadas no Reino Unido durante o momento do jogo, 60% estavam sintonizadas no Mundial.
A partida teve vários acontecimentos marcantes. A Inglaterra mostrou dificuldades para manter o favoritismo sobre a Nigéria. Um dos principais lances foi a expulsão da inglesa Lauren James. Após se envolver em uma falta com atleta nigeriana, Alozie, ela pisou nas costas da adversária ao se levantar. O momento foi muito repercutido nas redes sociais.
O engajamento dos ingleses com o futebol feminino não é de hoje. Durante a Euro Feminina, no ano passado, eles já haviam estabelecido outros recordes de audiência.
Na vitória contra a Alemanha na final, uma média de 11 milhões de telespectadores estavam com as TVs ligadas na BBC, canal oficial da transmissão, e, no momento de mais audiência, o número foi de 17.5 milhões, mais de 25% da população do Reino Unido.
A Inglaterra volta a jogar no próximo sábado, 12, às 7h30, contra a Colômbia, pela última partida das quartas de final da Copa.