Noruega e Suíça se enfrentaram na manhã desta terça-feira, 25. Mas antes do jogo começar, um fato com a craque do time norueguês chamou a atenção. A atacante Ada Hegerberg deixou o gramado minutos antes do início da partida, logo após a execução dos hinos nacionais.
Ela sentiu dores na virilha, e foi substituída por Sophie Román Haug. Segundo o médico da seleção norueguesa, Trygve Hunemo, Ada sentiu dores durante o aquecimento.
Oppdatering fra landslagslege Trygve Hunemo: Ada Hegerberg fikk en kjenning i lysken på siste sprint under oppvarmingen.
— Fotballandslaget (@nff_landslag) July 25, 2023
Hegerberg é o principal nome da seleção norueguesa. Ela foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2018, já conquistou o Campeonato Francês pelo Lyon oito vezes e a Liga dos Campeões seis, competição na qual é a maior artilheira da história.
Ada já ficou cinco anos sem jogar pelo país como forma de protesto. Ela se recusou a integrar a equipe por não aceitar as condições de trabalho oferecidas ao time feminino. Por causa disso, ela não disputou a Copa de 2019, no auge da carreira.
O jogo
Pela segunda rodada da fase de grupos, Noruega e Suíça empataram em 0 a 0. Com o resultado, as norueguesas ficam em último lugar no Grupo A, somando apenas um ponto. Já a Suíça permanece na liderança, com quatro pontos.
Sem Hegerberg, a Noruega sofreu pressão no início do jogo. As suíças criavam mais, mas não tinham efetividade nas finalizações. A segunda etapa foi mais nivelada. A Noruega conseguiu atacar, mas parou na boa atuação da goleira Thalmann.
Na última rodada, a Noruega tenta a vaga contra as Filipinas, mas para avançar, precisa ganhar e torcer para que as outras equipes não pontuem. A líder Suíça enfrenta a anfitriã, Nova Zelândia.