A Copa do Mundo Feminina começa na próxima quinta-feira, 20. A Seleção Brasileira já está na Austrália se preparando para estrear no próximo dia 24, segunda-feira, às 8h, contra o Panamá. Além da animação para acompanhar as meninas do Brasil em campo, uma dúvida paira entre os torcedores: haverá ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil?
O assunto se espalhou após a Ministra dos Esportes, Ana Moser, propor folga durante as partidas do Brasil, assim como é feito no Torneio Masculino. "Vamos estar torcendo demais, vamos estar super focados em dar visibilidade. Vamos ver se a gente consegue fazer ponto facultativo nos dias de jogos. Quando tem jogo no masculino, não tem folga? Então, vamos tentar fazer o mesmo, dar a mesma importância", afirmou a ministra.
Tem folga no jogo do Brasil?
Embora tenha demorado, o desejo da ministra foi atendido. Em portaria publicada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, na terça-feira, 18, o governo decidiu que os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina vão ser ponto facultativo para servidores públicos.
Os trabalhadores poderão se ausentar durante a partida e até quatro horas após o término. [Leia a portaria] Nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30m, o expediente iniciará às 11h, horário de Brasília. Nos dias em que os jogos se realizarem às 8h, o expediente iniciará às 12h. Até sete pontos facultativos poderão ser concedidos entre julho e agosto – isso se o Brasil chegar até a final.
A única capital que declarou ponto facultativo até o momento é Natal, no Rio Grande do Norte. Em março, a Câmara Municipal aprovou um projeto que dá aos servidores o direito de assistir aos jogos do Brasil sem a necessidade de trabalhar. No entanto, algumas cidades sem ser capital, como Ribeirão Preto (SP) e Aparecida (GO), também decretaram ponto facultativo.
Em relação a empresa privada, a possibilidade é que haja uma negociação entre os funcionários e a empresa. Alguns locais podem adotar medidas como permitir o horário de almoço estendido, deixar funcionários assistirem aos jogos no ambiente de trabalho ou até mesmo oferecer um período de compensação posterior.
Vai ter feriado na Copa do Mundo Feminina?
Feriado não, mas assim como nos jogos da Copa do Mundo Masculina, haverá dispensa oficial no dia dos jogos do Mundial Feminino.
A empresa é obrigada a parar nos jogos da Copa?
Não, a empresa não tem obrigação de parar as atividades durantes as partidas. A decisão de interromper ou não as atividades fica a critério de cada local.
Dias e horários dos jogos do Brasil na Copa Feminina 2023
A estreia do Brasil ocorre quatro dias após a abertura do Mundial, no dia 24 de julho, contra o Panamá, às 08h. O segundo jogo é com a França, dia 29, sábado, às 7h. E a última partida da fase de grupos é contra a Jamaica, dia 2 de agosto, quarta-feira, também às 7h.