Presente em todas as nove edições de Copas do Mundo, a Seleção Brasileira nunca perdeu em estreias. Apesar de nunca ter conquistado o título, a equipe fez campanhas memoráveis e apresentou grandes craques ao futebol feminino.
Na Copa de 2023, o Brasil estreia nesta segunda-feira, 24, contra o Panamá, a partir das 8h.
1991: Brasil 1 x 0 Japão
Na primeira Copa do Mundo Feminina oficial, o Brasil era o único representante da América do Sul. O torneio contou apenas com 12 Seleções.
Como atletas históricas, como Roseli, Adriana, Márcia Taffarel e Pretinha, a primeira partida da Seleção foi contra o Japão. O Brasil ganhou por 1 a 0 com gol da zagueira Elane.
Mas o bom jogo foi apenas na estreia, o Brasil perdeu os dois jogos seguintes, para os Estados Unidos e Suécia, e ficou em terceiro lugar no Grupo B, onde apenas as duas melhores equipes avançavam.
1995: Brasil 1 x 0 Suécia
O Brasil chegou ao segundo Mundial com mais estruturas e jogadoras experientes. Além dos grandes nomes que jogaram em 91, estrearam atletas que se tornaram lendas com a camisa brasileira, como Kátia Cilene, Leda Maria, Michael Jackson, Tânia Maranhão e a camisa 10, Sissi, além da jovem Formiga.
O Brasil estava em um grupo forte, com Alemanha, Suécia e Japão. A Seleção estreou vencendo a Suécia, dona da casa, por 1 a 0. Gol marcado por Roseli. Mas as derrotas para assim como no Mundial anterior, perdeu os outros dois jogos e foi eliminado.
1999: Brasil 7 x 1 México
Comandada por Wilson Oliveira, a Seleção Brasileira chegou ao Mundial de 99 com grandes nomes. Na estreia contra o México, uma goleada por 7 a 1, com três gols de Pretinha, três de Sissi e um marcado por Kátia Cilene.
Nesta edição, o Brasil teve uma de suas melhores campanhas, além de conseguir passar da fase de grupos, ficou em terceiro lugar na classificação final.
2003: Brasil 3 x 0 Coreia do Sul
Além dos nomes experientes, uma nova geração chegava à Seleção. Marta, Cristiane, Rosana chegavam como promessas.
No primeiro jogo, contra Coreia do Sul, o Brasil ganhou de 3 a 0, com gols de Marta e dois de Kátia Cilene. Ganhou também os outros dois jogos da primeira fase e caiu para Suécia nas quartas de final.
2007: Brasil 5 x 0 Nova Zelândia
Cheia de nomes de peso, a equipe brasileira contava com a jogadora eleita melhor do mundo na última temporada, Marta.
Estreou com vitória de 5 a 0 sobre a Nova Zelândia, com gols de Daniel Cristiane, Marta duas vezes e Renata Costa.
Neste ano, o Brasil teve sua melhor campanha na história das Copa Femininas. Chegou à final contra a Alemanha, mas perdeu por 2 a 0 e ficou em segundo lugar. Marta, camisa 10 da Seleção, foi a artilheira e melhor jogadora do torneio.
2011: Brasil 1 x 0 Austrália
Após uma campanha memorável em 2007, a Seleção Brasileira chegou ao Mundial com boas chances. Na estreia, venceu a Austrália com um gol de Rosana.
Venceu os outros jogos da fase de grupos, avançou das oitavas, e nas quartas, enfrentou as norte-americanas. Em um jogo disputado, a decisão foi para os pênaltis, e os Estados Unidos levam a melhor.
2015: Brasil 2 x 0 Coreia do Sul
A primeira edição com 24 equipes, disputada no Canadá. O Brasil estreou contra a Coreia do Sul e venceu por 2 a 0, com gols de Marta e Formiga. A Seleção passou bem pela primeira fase, além da vitória na estreia, venceu a Espanha e a Costa Rica.
Nas oitavas, o Brasil perdeu para a Austrália por 1 a 0.
2019: Brasil 3 x 0 Jamaica
Na última Copa, o Brasil estreou contra a Jamaica. Time que irá enfrentar esse ano na fase de grupos. As Guerreiras ganharam por 3 a 0, com três gols de Cristiane.
A fase de grupos neste ano foi 100% aproveitada, com três vitórias. Mas, nas oitavas, a equipe não superou as donas da casa, França, e foram eliminadas.