Prevaleceu o favoritismo no jogo que completou a segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo Feminina de Futebol. Em partida realizada na manhã desta quarta-feira (26) no Eden City, em Auckland/NZL, a Espanha goleou a Zâmbia por 5 a 0. Teresa Abelleira, Jennifer Hermoso (duas vezes) e Alba Redondo (duas vezes) garantiram a vaga antecipada das hispânicas à próxima fase do Mundial 2023.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
O esperado ocorreu logo de cara. A titularidade de Alexia Putellas deu mais dinamismo e perigo ofensivo nos primeiros minutos. A dupla com Jennifer Hermoso fez diferença. Primeiro aos oito minutos. Depois de uma boa troca de passes das duas jogadoras com participação de Mariona Caldentey, Teresa Abelleira arriscou de fora da área e marcou um golaço com chute no ângulo aos oito minutos. Aos 12, vantagem ampliada. Putellas cruzou da esquerda e Hermoso cabeceou com total liberdade para marcar o segundo. Na metade final, Zâmbia aumentou a posse de bola, esteve mais presente no campo ofensivo e chegou a finalizar, mas sem acertar o alvo.
O panorama permaneceu na metade inicial da segunda etapa. De um lado, as espanholas tiveram muito mais posse de bola e administraram o resultado, enquanto as zambianas apostavam na velocidade de Barbra Banda pelo lado esquerdo para reagir. Até que a seleção africana cansou e as substituições feitas por Jorge Vilda surtiram efeito. Com mais espaço, veio a goleada da Espanha. Aos 23 minutos, Alba Redondo recebeu de Eva Navarro, driblou a goleira Sakala e empurrou ao gol vazio para marcar o terceiro. Os dois outros gols tiveram algo em comum: foram anulados por impedimento, mas validados após revisão da arbitragem de vídeo. Aos 23, Mariona Caldentey cruzou da esquerda, Irene Guerrero completou com arremate na trave e Jennifer Hermoso completou na sobra aos 25. Nos minutos finais, passe de Navarro e gol de Redondo para fechar o placar.
Com o resultado, a situação do Grupo C foi definida com antecedência. Espanha e Japão estão garantidos nas oitavas de final, com seis pontos para as duas seleções, mas as europeias na frente pelo saldo de gols (8 a 7), enquanto a Zâmbia está eliminada, sem pontuar até o momento. A próxima rodada será realizada às 4 da manhã da segunda-feira (31). Costa Rica e Zâmbia irão se despedir da Copa no Estádio Waikato, em Hamilton/NZL, enquanto espanholas e japonesas vão disputar o topo da chave no Estádio Regional de Wellington, em Wellington/NZL.