A Federação Internacional de Futebol (Fifa) está investigando o técnico Bruce Mwape, da seleção da Zambia, por má conduta sexual. A denúncia diz que Mwape teria esfregado as mãos sobre o peito de uma das jogadoras dois dias antes do jogo contra a Costa Rica, realizado na última segunda-feira, 31, pela Copa do Mundo Feminina.
A informação de que a Fifa está apurando o caso foi confirmada pelo jornal britânico The Guardian. Anteriormente, antes do mundial, o mesmo jornal já havia revelado que Mwape era alvo de uma investigação por alegações de má conduta sexual.
Segundo uma fonte próxima ao time, várias jogadoras viram Mwape praticando o ato de esfregar as mãos sobre os seios das atletas no treino da útima sexta-feira, 28.
As testemunhas teriam decidido esperar o final da campanha do time de Zambia na Copa do Mundo. A seleção foi eliminada na fase de grupos depois de perder por 5 a 0 para a Espanha e o Japão.
Em nota enviada ao The Guardian, a Fifa disse que não pode fornecer mais detalhes sobre uma investigação em andamento, que demanda confidencialidade. E ressaltou que qualquer pessoa pode denunciar alegações ou informações relacionadas a abusos no futebol por meio da plataforma de denúncias confidenciais da Fifa.
"Onde a culpa é estabelecida, a Fifa aplica as sanções mais severas possíveis, incluindo a remoção de pessoas do jogo para sempre. Nosso histórico demonstra isso", finaliza o comunicado.