Diante de 75 mil torcedores australianos, a Inglaterra venceu a Austrália por 3 a 1 e garantiu a segunda vaga na final da Copa do Mundo Feminina. Em um duelo acirrado contra as donas da casa, as inglesas se sobressaíram e vão disputar a decisão inédita.
O jogo foi muito movimentado, ficou empatado por alguns mintuos. Contou com muitas chances para os dois lados, mas no final fo segundo tempo, Russo definiu o placar para as Leoas e acabou com o sonho das donas da casa.
A Inglaterra vai disputar o título contra a Espanha, no próximo domingo, às 7h. É a primeira decisão para as duas seleções europeias.
Primeiro Tempo
O jogo começou disputado, ambas equipes mostravam desejo de marcar. Inglaterra estava sem Lauren James, punida por dois jogos após pisar em rival nigeriana, e Austrália com Sam Kerr titular pela primeira vez. Apesar do começo pegado, em poucos minutos, a Inglaterra passou a dominar a partida e ditar o ritmo. A equipe teve mais posse de bola, enquanto a Austrália recuou e aproveitou os contra-ataques.
Aos seis minutos, Austrália teve a primeira chance do jogo, com a craque do jogo, Sam Kerr. Ela recebe dentro da área e fica cara a cara com a goleira Earps, que reage bem e faz boa defesa.
Aos oito minutos, a primeira grande chance das inglesas, pela esquerda, Stanway recebe e chuta para o gol, mas a goleira Arnold defende.
O times tiveram outras chances, mas com superioridade inglesa. Aos 16, Russo ganhou disputa aérea pela direita e chuta pelo lado de fora. A Austrália precisava de 25 segundos para recuperar a posse de bola, enquanto a Inglaterra levava apenas 7 segundos.
Aos 35, as inglesas estragaram a festa da torcida australiana. Hemp evitou a saída de bola pela esquerda do campo, Alessia Russo recebeu e cruzou para Ella Toone, que finalizou e abriu o placar.
O fim do primeiro jogo foi tomado pelo nervosismo das australianas e tentativas da Inglaterra. O jogo foi para o intervalo em 1 a 1.
Segundo tempo
A segunda etapa começou muito acirrada. A Austrália tentou diminuir a desvantagem e assumiu uma nova atitude. Mackenzie Arnold, goleira australiana, fez boas defesas. Aos 11 minutos, travou a tentativa de Hemp, e manteve o gás das Matildas na busca pelo empate.
Aos 17, Sam Kerr assumiu a responsabilidade de craque do time e abriu o placar para Austrália. Em um lance digno de craque, ela recebeu a bola pela direita, avançou sozinha contra três defensoras da Inglaterra. A atacante conseguiu segurar a disputa, e de fora da área, ela mandou com força e abriu o placar, levando o estádio a loucura.
Depois disso, a Austrália ficou mais ofensiva, o time buscava muito o gol, Kerr chegou com perigo outras vezes, mas a festa asutraliana durou pouco. Aos 25, Lauren Hemp recebeu no meio de duas marcadoras, conseguiu segurar a bola e finalizou rasteiro e colocou a Inglaterra na frente de novo.
Kerr ainda teve outras chances. A Austrália pressionou muito, aos 39, após defesa de Earps, a bola cai direto no pé de Sam Kerr, a atacante chutou de primeira e a bola foi pra fora. Austrália perdeu uma chance clara de empatar o jogo.
Após chances desperdiçadas, aos 40, o foi sacramentado, Russo aproveitou uma falha da defesa australiana e marcou o terceiro, 3 a 1 para Inglaterra. A equipe da casa tinha poucos minutos para tentar empatar.
Com seis minutos de acréscimos, pouco pôder ser feito. As Matildas estavam claramente decepcionadas e a superioridade inglesa em campo foi o resultado do jogo. As Leoas venceram por 3 a 1 e vão para final da Copa do Mundo Feminina pela primeira em sua história. A Austrália irá disputar o terceiro lugar contra a Suécia no próximo sábado, às 5h.