A nona edição Copa do Mundo Feminina começará nesta quinta-feira (20), e o Brasil tem um grande trunfo para conseguir seu primeiro título: Marta. A alagoana é a maior artilheira da Seleção e da competição, com 17 gols.
Marta completou 37 anos em fevereiro e disputará sua sexta e última Copa do Mundo. A estreia da Rainha foi nos Estados Unidos, em 2003, quando fez 3 gols. Quatro anos mais tarde, na China, balançou as redes sete vezes, levando o Brasil à final. A Seleção, porém, perdeu a final para a Alemanha.
A Alemanha, aliás, sediou a Copa do Mundo de 2011. Naquela edição, a Rainha fez quatro gols, contra um no Canadá em 2015. Por fim, foram dois gols na edição de 2019, na França. Dos 17 gols de Marta, 16 foram com a perna esquerda e um com a perna direita. Além disso, foram 10 com a bola rolando e 7 de pênalti.
Vítimas
A Seleção que mais sofreu gols de Marta foi os Estados Unidos. Foram quatro gols, sendo dois nos na semifinal de 2007, quando o Brasil venceu por 4 a 0, e outros dois no 2 a 2 nas quartas de final de 2011. Nas penalidades, a atacante marcou mais uma vez, mas o Brasi foi eliminado.
Além dos quatro gols contra os EUA, Marta marcou três contra a Noruega, dois contra Nova Zelândia, Austrália e China, e um diante de Suécia e Itália.
As maiores artilheiras da Copa do Mundo feminina:
1ª. Marta (Brasil) – 17 gols
2ª. Birgit Prinz (Alemanha) e Abby Wambach (EUA) – 14 gols*
4ª. Michelle Akers (EUA)* – 12 gols
5ª. Cristiane (Brasil), Sun Wen* (China) e Bettina Wiegmann* (Alemanha) – 11 gols
*Aposentadas