A Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA já vai começar, com sede na Austrália e Nova Zelândia a abertura da competição será no dia 20 de julho e seguindo os protocolos oficiais, os jogos de abertura da Copa Feminina são das anfitriãs, às 04:00 da manhã (horário de Brasília) a Nova Zelândia enfrenta a Noruega e às 07:00 é a vez da Austrália entrar em campo contra a Irlanda.
O primeiro adversário do Brasil se chama fuso horário, já que a Austrália está a 13hrs a frente e a Nova Zelândia 15hrs, ou seja, quando o brasileiro está assistindo o Fantástico (o programa começa 20h40 do domingo) em Melbourne na Austrália já são 09h40 da manhã da segunda-feira e em Wellington capital da Nova Zelândia, as pessoas devem estar decidindo onde vão almoçar, já que serão 11h40 da manhã.
Mas o brasileiro apaixonado por futebol pode ficar tranquilo, o Brasil está no Grupo F e os seus jogos vão acontecer em um horário fácil de acompanhar por aqui. O primeiro jogo do Brasil, contra o Panamá, acontece no dia 24 de julho, às 07:00 BRT, depois o Brasil enfrenta a França no dia 29, também às 07:00 e a Jamaica às 08:00.
Copa do Mundo Feminina, destaques e as principais seleções
A edição de 2023 da Copa do Mundo Feminina conta com 32 seleções e pode-se afirmar que sobra talento em campo, do Top-20 do Ranking de Futebol Feminino da FIFA somente a Islândia (15), Áustria (18) e Bélgica (19), não conseguiram vaga para a Copa.
Com a primeira edição da Copa Feminina acontecendo em 1991, uma outra forma de se analisar a qualidade técnica da competição é a de campeãs que estarão em campo. Nesse caso teremos Estados Unidos (tetracampeã em 1991, 1999, 2015 e 2019), Alemanha (bicampeã em 2003 e 2007), Noruega (campeã em 1995) e Japão (campeã em 2011). Além dessas seleções, todas as vice-campeãs estão na Copa 2023.
Outro ponto de atenção na Copa do Mundo, são as principais atletas em atividade. Nós já destacamos aqui algumas seleções e suas estrelas como a atual melhor do mundo Alexia Putellas (Espanha) e a bicampeã do mundo Megan Rapinoe (EUA). Porém pela lista da seleção do ano FIFA deixamos escapar a França da defensora Wendie Renard e a Austrália da atacante Sam Kerr merecem a nossa atenção.
O caminho do Brasil para o título inédito
A seleção brasileira tem grandes chances de se classificar para a segunda fase da Copa do Mundo, caso se classifique em primeiro, enfrentaria o segundo colocado do Grupo H (Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul e Marrocos), caso se classifique em segundo do Grupo F, o Brasil enfrentaria a melhor campanha do Grupo H.
Em um cenário mais otimista com o Brasil em primeiro seria o ideal, para a trajetória das brasileiras, podendo enfrentar a Inglaterra somente nas semifinais da competição. De qualquer maneira, o Brasil só enfrentaria as favoritas Estados Unidos, Espanha e Japão em um confronto na final do torneio.
Curiosidades à parte, segundo o simulador do GE o Brasil é a seleção com maior probabilidade de vitória por etapa a partir das quartas, com 69% nas quartas de final, 59% na semifinal e 53% na final.
Onde assistir os Jogos da Copa do Mundo Feminina
Os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino serão transmitidos pela Globo e SporTV, que vão transmitir 34 jogos com reportagens in loco com Marcelo Courrege e Franciane Dahm. Além dos jogos na TV, as partidas também vão ser transmitidas no GloboPlay.
Repetindo o sucesso da Copa do Mundo Masculina a CazéTV estará na Copa Feminina, com transmissões via YouTube e TwitchTV, além de reportagens exclusivas sendo realizadas.
Outro ponto importante é que o site da FIFA tem conteúdos exclusivos em vídeo sendo transmitidos, além de jogos. Porém não consta de forma expressa a informação sobre idiomas disponíveis para narração e entrevistas.
Folga na Copa, o Masculino tem e o feminino vai ter também?
A Ministra dos Esportes Ana Moser, se posicionou de forma favorável à concessão de ponto facultativo em dias de jogos do Brasil, porém até o presente momento nada foi confirmado.
Durante evento que aconteceu após a preparação da seleção brasileira feminina para o amistoso contra o Chile, a Ministra que estava ao lado do Lula disse "Vamos estar torcendo demais, vamos estar super focados em dar visibilidade. Vamos ver se a gente consegue fazer ponto facultativo nos dias de jogos. Quando tem jogo no masculino, não tem folga? Então, vamos tentar fazer o mesmo, dar a mesma importância".
Por enquanto somente em Natal será concedido o ponto facultativo em dia de jogos da seleção, enquanto isso os estados da Bahia e do Maranhão estudam a possibilidade.
O Brasil na Copa
Brasil x Panamá - 24/07 (segunda-feira) às 07hrs*
Brasil x França - 29/07 (sábado) às 07hrs*A seleção joga contra Panamá (24/07, segunda),
Brasil x Jamaica - 02/08 (quarta-feira) às 08hrs*
*Horário de Brasília - BRT
Sobre o Autor 'Prazer, Diego Silver!'
Pai, Preto, Nerd e Mestre Jedi na arte de fazer meu dia parecer que tem 48hrs. Sou apaixonado por One Piece e fui educado em um mix de Tokusatsu, filmes chineses às segundas-feiras e Blaxploitation. Prometo ignorar argumentos rasos, ao mesmo tempo que vou elogiar coisas bobas e edificar alegorias que vão ensinar que o mundo não é o playground do condomínio.