A Espanha chegou de forma inédita à final da Copa do Mundo, com o triunfo diante da Suécia por 2 a 1 nesta terça-feira, 15, pela semifinal do torneio. O técnico Jorge Vilda ignora o boicote sofrido antes do início do Mundial, e festeja a classificação para a decisão no domingo.
As manifestações nos últimos meses culminaram nas ausências de nomes importantes da seleção, como Mapi Leon e Patri Guijarro, do Barcelona. O elenco se fechou e jogou pela camisa espanhola.
"Precisamos saber se será Austrália e Inglaterra, mas conhecemos os dois times. Estamos na final da Copa do Mundo, estou emocionadíssimo", comemorou Vilda na saída do gramado.
Aos 42 anos, o técnico comanda a equipe nacional desde 2015 e disputa sua primeira decisão de mundial.
"Um dia histórico, conseguimos esse feito e estamos na final da Copa do Mundo. Foi um jogo difícil. Abrimos o placar, a Suécia empatou e conseguimos ir para cima. No segundo tempo, os dez primeiros minutos foram difíceis, sentimos a pressão, com muitos cruzamentos, mas conseguimos enfrentar esse jogo", avaliou.
A vitória espanhola foi construída no segundo tempo e contou com as alterações feitas por Vilda. Salma Paralluelo saiu do banco e abriu o placar aos 35 minutos, mas a Suécia buscou o empate aos 42 com o gol de Blomqvist. A vaga veio aos 44, com o gol de Olga Carmona.
"Estou emocionada, como no último jogo. Demos tudo e foi um jogo difícil. A Suécia conseguiu empatar, é um time perigoso, mas fomos para cima no fim. Pensei na minha família e em todos que me apoiam incondicionalmente e nesse belíssimo time, nas minhas amigas", comemorou Paralluelo no final da decisão.
Paralluelo entrou na vaga de Alexia Putellas e também foi decisiva na semifinal, ao marcar contra a Holanda. A camisa 18 projetou a partida derradeira.
"Conseguimos esse passo para a final. Temos a decisão pela frente, precisamos nos concentrar e manter tudo o que estamos fazendo até agora. Falta só o último passo, vamos trabalhar para isso", completou.
A Espanha espera a decisão entre Austrália x Inglaterra nesta quarta-feira, 16, para conhecer a adversária da grande final do mundial no próximo domingo às 7h, no Olímpico de Sidney.