O sorteio dos grupos da Libertadores, realizado nessa segunda-feira (27) pela Conmebol, deixou os torcedores do Corinthians apreensivos: o time figura no Grupo E ao lado de Argentino Jrs e Independiente Del Valle, com os quais deve travar uma disputa equilibrada por duas vagas para as oitavas de final, e Liverpool, do Uruguai, sem condições, a princípio, de fazer frente aos rivais.
O Independiente é o atual campeão da Copa Sul-Americana e da Recopa – título este conquistado após dois confrontos com o Flamengo. Já o Argentinos Jrs, embora não faça boa campanha no Nacional, é uma equipe que já venceu a Libertadores, em 1985, e costuma complicar a vida dos grandes no torneio.
Por outro lado, Fla e Palmeiras têm caminho livre até as oitavas. O time carioca desfrutará da companhia no Grupo A de Racing, Aucas, do Equador, e Nublense, do Chile. Tudo indica que se classificará sem problemas e em primeiro lugar.
O Palmeiras é o grande favorito do Grupo C e provavelmente vai ver dois de seus adversários, Cerro Porteño e Barcelona de Guayaquil, lutarem pela outra vaga. O Bolívar é a zebra dessa chave.
Mais dois times brasileiros também se deram bem no sorteio: Fluminense e Internacional. No Grupo D, o Tricolor carioca tem a companhia do River Plate e os dois tendem a passar com certa facilidade por The Strongest e Sporting Cristal.
Já a tarefa do Colorado, teoricamente, desenha-se mais tranquila ainda no Grupo B, no qual terá como concorrente à liderança o Nacional, do Uruguai. Os outros dois que compõem a chave são fracos: Metropolitanos (Venezuela) e Independiente de Medellín.
A situação de Atlético-MG e Athletico-PR é a mais delicada, entre os representantes brasileiros. Estão no mesmo grupo, o G, com mais dois times com potencial para chegar às oitavas: Libertad, líder do Campeonato Paraguaio, e Alianza Lima, duas vezes semifinalista da Libertadores (1976 e 1978).