Daniel Alves é absolvido de acusação de abuso sexual por tribunal da Espanha

Jogador foi preso por um estupro ocorrido em uma boate em Barcelona em 2022. Alves já estava em liberdade provisória

28 mar 2025 - 07h45
(atualizado às 09h24)
Daniel Alves é absolvido por tribunal da Espanha
Video Player

O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) anulou, nesta sexta-feira, 28, a condenação do ex-jogador Daniel Alves por agressão sexual contra uma mulher em uma boate de Barcelona, na noite de 31 de dezembro de 2022. A decisão foi unânime e revoga a sentença de 4 anos e 6 meses de prisão, imposta pela Seção 21 do Tribunal Provincial de Barcelona, em fevereiro de 2024.

O ex-lateral, que esteve preso preventivamente por mais de um ano e desde março cumpria a pena em liberdade provisória, teve o recurso aceito pela Seção de Apelações do TSJC. No acórdão, os magistrados destacaram falhas na fundamentação da sentença original, apontando que as provas não sustentavam a condenação.

Publicidade

O Tribunal apontou lacunas, contradições e imprecisões na decisão de primeira instância. Um dos principais questionamentos foi a validação parcial do depoimento da vítima, mesmo após a própria sentença reconhecer que partes da sua narrativa eram inconsistentes e não condiziam com registros em vídeo.

A Divisão de Apelações criticou o que chamou de "salto argumentativo", já que a condenação se baseou apenas na parte do relato da vítima sobre a suposta penetração vaginal não consensual no banheiro da boate, sem uma corroboração rigorosa das provas periciais.

"A presunção de inocência exige um padrão elevado de motivação para condenações, e isso não foi atendido neste caso", afirma o documento do TSJC. Além disso, os juízes enfatizaram que credibilidade e confiabilidade são conceitos distintos, reforçando que o tribunal de primeira instância confundiu uma crença subjetiva com uma prova objetiva.

Quem pagou a fiança de Daniel Alves? Jogador que desembolsou o valor já ajudou outro amigo envolvido em caso de estupro.
Quem pagou a fiança de Daniel Alves? Jogador que desembolsou o valor já ajudou outro amigo envolvido em caso de estupro.
Foto: Getty Images / Purepeople

Diante dessas inconsistências, o TSJC determinou a absolvição de Daniel Alves, revogando todas as medidas cautelares impostas.

Publicidade

Apesar da anulação da sentença, o Ministério Público da Espanha e a defesa da vítima ainda podem recorrer ao Tribunal Supremo da Espanha, instância máxima do país, alegando erro jurídico na decisão do TSJC.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se