O jogador Daniel Alves, do São Paulo e da Seleção Brasileira, usou as redes sociais na terça-feira (7) para manifestar apoio ao presidente Jair Bolsonaro. A partir de então, choveram comentários em várias plataformas da Internet para criticar ou elogiar a sua posição. As queixas à sua atitude eram as mais quantitativas.
Com uma foto em que aparece abraçado à bandeira do Brasil, a legenda deixa clara a intenção de Daniel Alves: “Brasil acima de tudo; Deus acima de todos. Dia da nossa independência e desejo-lhes que vocês peguem esse dia para se independizar também. Se independizar das opressões, das manipulações de opiniões e das influências egocêntricas.”
O texto continua com outras frases que poderiam sugerir uma outra interpretação ao objetivo de Daniel Alves: “Ser livre é poder sonhar, ser livre é poder realizar, ser livre é saber que tudo vai passar e somente os legados vão ficar. Viva a independência do Brasil e dos brasileiros.” No final, no entanto, ele usa uma expressão que pontua os discursos de Bolsonaro, “Deus no comando”.
“Impressionante como dentro e fora do campo você não acerta uma”, escreveu j.antoniocosta no perfil do jogador do Instagram. “Que decepção, Dani”, comentou zefilhotavares87. “Seu texto é contraditório, Daniel. Reveja e suma do meu São Paulo”, registrou victorhs.
Houve quem o chamasse de alienado, “bolsominion”, ridículo, entre outros termos, pela sua postagem. Os que o defenderam preferiam em geral usar emojis, com corações, aplausos e sinais de positivo com o polegar.