Dessa vez é pra valer: Dudu, ex-Palmeiras, acerta com o Cruzeiro até 2027

Atacante rescindiu com o Palmeiras no início do mês e chega sem custos ao clube mineiro

23 dez 2024 - 21h22
(atualizado às 23h20)
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Cruzeiro oficializou nesta segunda-feira, 23, a contratação de Dudu. O atacante assinou contrato até o fim de 2027, após rescindir seu vínculo com o Palmeiras, no início do mês. O acerto entre as partes já era esperado desde antes do fim do Brasileirão.

"Um cria da toca sempre terá o DNA cabuloso!??", anunciou o clube mineiro, nas redes sociais, em referência à história do jogador com o time celeste. "Cruzeiro e Dudu estão juntos novamente! Nosso #CriadaToca está de volta pra casa. Com contrato até o fim de 2027, o vitorioso atacante chega para escrever novas páginas heroicas e imortais com o manto mais cabuloso do mundo. Seja bem-vindo de volta, Dudu!".

Publicidade

Dudu por pouco não se transferiu para o Cruzeiro no meio do ano. Revelado pelo clube mineiro, ele gostou da proposta para retornar à equipe de Belo Horizonte, mas mudou de ideia após a má repercussão da transferência entre os palmeirenses. Os cruzeirenses chegaram a anunciar um acordo para assinatura de contrato com o atleta, o que acabou não acontecendo.

Depois da negociação frustrada, o time mineiro passou um recado claro ao jogador ao dizer que tem a "obrigação de contar em seu elenco com atletas de palavra, compromissados, leais e que verdadeiramente queiram estar no Cruzeiro". Ocorre que Dudu sempre manteve contato com o clube mineiro para concretizar seu retorno meses depois.

O jogador é amigo de Alexandre Mattos, diretor de futebol responsável por levar o atleta pela primeira vez ao Palmeiras. Dudu recebia no clube paulista aproximadamente R$ 2,1 milhões mensais, um dos maiores salários do País. O atacante se transferiu sem custos ao Cruzeiro, já que havia rescindido seu contrato com o Palmeiras.

Símbolo da reconstrução do Palmeiras, iniciada em 2015, Dudu conquistou idolatria no Palmeiras com gols, vitórias, títulos e a identificação que criou com a torcida. São 443 jogos, 88 gols, 113 assistências, 260 vitórias, 12 taças, prêmios individuais e vários recordes alcançados com a camisa do clube que escolheu defender em 2015. Ele é o maior campeão pelo clube neste século.

Publicidade

Dudu vai completar 33 anos e jogou pouco em 2024, a sua pior temporada na carreira, devido à recuperação da grave lesão de joelho direito sofrida em agosto de 2023. Foram 18 partidas apenas no ano e nenhum gol marcado.

Dudu foi revelado pelas categorias de base do Cruzeiro. Em 2011, ele foi negociado com o Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Três anos depois, voltou ao Brasil para defender o Grêmio, de onde se transferiu para o Palmeiras em 2015. Em 2019, chegou a fazer uma breve saída do clube alviverde para jogar no Catar. Mas retornou menos de dois anos depois.

Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações