A vitória do Botafogo no Campeonato Brasileiro neste domingo, 8, definiu a disputa da Supercopa do Brasil de 2025. Será um clássico carioca, com o Botafogo enfrentando o Flamengo no dia 2 de fevereiro, no Estádio Mangueirão, em Belém, no Pará.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Isso acontece porque a Supercopa é disputada pelos atuais campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. A disputa abre a temporada do futebol nacional no ano.
Neste ano, a Supercopa do Brasil também teve um clássico estadual. No caso, paulista – com o Palmeiras, campeão da Série A de 2023, enfrentando o São Paulo, campeão da Copa Brasil. O jogo foi no Mineirão, em Belo Horizonte, e o São Paulo levou a melhor.
Flamengo na Copa do Brasil
Com a vitória desse ano, o rubro-negro se tornou o segundo maior campeão da Copa do Brasil, se igualando ao Grêmio, com 5 conquistas. Os times ficam atrás apenas do Grêmio, o maior vencedor da competição, com seis vitórias.
Ano histórico para o Botafogo
O título do Campeonato Brasileiro aumenta os feitos do Botafogo na temporada. Ao longo dos 38 pontos, o Glorioso registrou 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas. No sábado, 30, o Glorioso superou a expulsão relâmpago de Gregore e venceu o Atlético-MG por 3 a 1 para conquistar o inédito título da Copa Libertadores.
O feito do time de General Severiano virou destaque no mundo inteiro. Com a campanha, o Glorioso recebeu um total de US$ 33,34 milhões (cerca de R$ 199,1 milhões) em premiações desde a fase preliminar.
Além do troféu e dos valores, o título continental colocou o Botafogo na disputa da estreia do Super Mundial de 2025. O alvinegro do Rio de Janeiro caiu no mesmo grupo que Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Seattle Sounders.