O fim de tarde deste domingo, 10, foi uma montanha-russa de emoções para os torcedores do Flamengo. A alegria pela conquista do penta da Copa do Brasil foi ‘abafada’ pelo anúncio de que o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, não fica no clube em 2025.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com dois gols no jogo de ida da final, no Maracanã, Gabigol ergueu sua 13ª taça em 16 finais pelo Flamengo neste domingo, após o Rubro-Negro vencer o Atlético-MG por 1 a 0, com gol de Gonzalo Plata, na Arena MRV. À imprensa após a vitória, o atacante confirmou que o futuro é longe da Gávea na próxima temporada.
"Essa foi minha última final. Eu não vou ficar no Flamengo, mas o carinho é imenso, é recíproco. Então agora é aproveitar bastante esses jogos que faltam, poder me despedir bem da torcida, dos meus colegas também", declarou o jogador à TV Globo logo após a conquista.
Gabigol também falou sobre a fase que vive na temporada atual e não poupou críticas ao técnico Tite. Ele ainda fez mistério sobre a camisa que vestirá no ano que vem: "Foi um ano conturbado para mim individualmente, (houve a) questão do doping, depois um treinador que não me respeitava como jogador. Durante esses momentos, nunca tentei externar isso de alguma forma, mas foi período horrível para mim."
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o destino do jogador será um time mineiro: o Cruzeiro.
O Terra acompanhou, pelas ruas do Rio de Janeiro, a festa da torcida flamenguista durante a final da Copa do Brasil. A confirmação da saída acontece em um momento em que torcida e jogador pareciam ter feito as pazes após um ano marcado por briga com técnico, punição por doping e foto com camisa do Corinthians.
Gabriel Henrique Moraes Silva, 30, tem gravadas, na pele, as glórias trazidas por Gabigol ao Flamengo. O torcedor tatuou o tento marcado pelo atacante no segundo título da Libertadores do Fla, na virada por 2 a 1 sobre o River Plate, na final de 2019, no Peru.
"Para mim, depois do Zico, é o maior ídolo da história do Flamengo. Os gols em finais que ele marcou vão ficar para a história. Saiu de uma maneira esquisita? Saiu, mas a gente tem que ter gratidão. Gabigol, muito obrigado e tenha boa sorte para onde for", disse o torcedor.
'Estamos de luto'
Para a torcedora Patrícia Costa de Almeida, 47, o anúncio da saída de Gabigol pegou os flamenguistas 'de surpresa'. "Ninguém esperava, realmente estamos de luto. Imaginava que existiria uma possibilidade de renovação, pelo menos por um ano, e depois teria uma avaliação de como ele estaria, mas é isso. A gente só tem a agradecer e vida que segue", lamentou.
Há, também, quem considere a saída do jogador natural e que 'ninguém é maior que o Flamengo' -- é o que diz Carlos Eduardo Plantz, 51: "Gabigol foi um jogador importante, mas como tudo tem um momento que acaba, o ciclo acabou. Que ele seja muito feliz para onde for mas que, contra o Flamengo, que ele continue jogando mal como vinha jogando."
Os amigos Lucas Rebello e Joel Araújo também ponderaram sobre a permanência do atacante: "Cumpriu o papel dele mas já está na hora de ir, mesmo", disse, rapidamente, Rebello. "Acho que o Gabigol foi um guerreiro no Flamengo, mas realmente vida de jogador é assim", falou Araújo.